Desconhecido para muitos, Alfena tem, nos terrenos contíguos à Junta de Freguesia, um canal que conduz a água do rio Leça até a um velho moinho e que em tempos foi ponto de encontro de muitos que ali tomavam banho. A chamada Levada do Cabo, que estava rebentada, foi requalificada e inaugurada este domingo. É o primeiro passo para a concretização do Parque do Vale do Leça.

Num investimento de 52 mil euros, a requalificação da Levada do Cabo, uma obra da responsabilidade da Câmara Municipal de Valongo e da Junta de Freguesia de Alfena, permitiu, numa extensão de dois mil metros quadrados, a reconstrução de muros existentes nas margens envolventes à levada do Cabo, bem como o desassoreamento e limpeza, por forma a permitir ao longo de todo o ano um espelho de água ao longo da levada. Com a a intervenção procurou-se também dotar as margens do rio, no local, de protecção adequada, contra efeitos de degradação e corrosão, que se tem verificado.

Inauguração da requalificação da Levada do Cabo
Inauguração da requalificação da Levada do Cabo

Segundo explicou o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, esta é “talvez a intervenção mais relevante no rio Leça”, “é o início do Parque do Leça”. Segundo o projecto, pretende-se, num futuro próximo, dotar as margens do rio com caminhos pedonais, permitindo aos visitantes o usufruto das condições naturais e privilegiadas do local com a inserção da reconstrução do moinho. “A ideia é estender o parque até ao Espaço Multiusos de Alfena e depois até Ermesinde”, disse, sublinhando que “o sonho é fazer a ligação de Alfena, desde o jardim de S. Lázaro, até Ermesinde”. “Não sei se será possível, mas já se colocou a questão de poder estudar uma ligação do Leça desde a ribeira de Cabeda até Valongo”, acrescentou.

Foto: CMValongo “É sonho de todos, aproveitar a riqueza do Leça”

Para o presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Soares, “é sonho de todos, aproveitar a riqueza do Leça e transformar as margens num espaço público de fruição”, lembrando que Alfena é uma cidade que não tem um centro, um espaço de referência. O autarca recorda que, num processo de negociações encetado já no ano passado, foi possível entrar em acordo com os proprietários de quatro hectares de terrenos junto ao rio Leça, entre a Avenida Padre Nuno e a Ponte do Pentieiro. No próximo ano, diz, ficará disponível mais um hectare. Assim, e em parceria com a Câmara Municipal de Valongo deram-se início às obras de recuperação da Levada do Cabo que são encaradas por Arnaldo Soares como “o lançamento da primeira pedra para o Parque do Vale do Leça” que será concretizado ao longo dos próximos anos. Já em 2017, sublinha Arnaldo Soares, será possível avançar, novamente em parceria com a câmara municipal, com a criação de circuitos pedonais, a construção de um parque infantil e de um skate parque, bem como a instalação de máquinas de fitness ao longo do percurso. Segundo o presidente da junta, nesta primeira fase, a concretizar ainda em 2017, ficará ligado o Jardim de S. Lázar à Avenida Padre Nuno, sendo que a ligação ao espaço multiusos deverá ficar concluída durante os próximos dois anos, permitindo assim a criação de um parque natural no coração da cidade de Alfen