No âmbito da “Semana dos Parceiros 2023”, iniciativa promovida pelo Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, que inclui visitas especiais e únicas aos diferentes locais de interesse geológico ou mineiro, visitas guiadas e acesso a reservas de museus, visitas a galerias mineiras, laboratórios pedagógicos e outras actividades experimentais para os mais novos, em diferentes territórios do país, a Câmara de Paredes vai promover actividades nas Minas de Castromil, na freguesia de Sobreira.

De acordo com informações divulgadas pelo município, a 28 de Março (14h30 às 17h00) e a 1 de Abril (9h30 às 12h00) realiza-se a acção “Ser mineiro por um dia”. O primeiro dia de actividade destina-se a alunos do 1º ciclo e o segundo é dirigido a famílias.

“A visita guiada, limitada a 20 participantes, tem o custo de um euro por participante”, sendo a marcação prévia obrigatória (255788973 ou arqueologia@nullcm-paredes.pt).

“Nas Minas de Castromil, encontra-se um jazigo de ouro cujas evidências arqueológicas testemunham que, pelo menos, há cerca de 2000 anos o povo romano desenvolveu, neste local, actividades de extracção aurífera. Aqui observam-se desmontes a céu aberto, numerosos trabalhos subterrâneos antigos e ainda concavidades nas paredes laterais para colocar as lucernas de iluminação. Em Castromil, existem também variados aspectos geológicos, alguns de relevância evidente, entre eles a ocorrência de aspectos estruturais, mineralógicos e litológicos, paleontológicos e geomorfológicos”, refere nota da autarquia publicada no site.