O município de Paredes recebeu a iniciativa ‘jornadas inclusivas – desporto para todos’ que decorreu no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo.

Esta segunda edição juntou 120 pessoas com deficiência, institucionalizadas no município ou outras instituições de outros concelhos. Esta actividade desportiva, baseada nos Jogos Sem Fronteiras e Jogos Olímpicos, foi composta por cinco jogos adaptados como o “boccia, o curling, o basquetebol, a pista de obstáculos, o lançamento do dardo e arremesso de bola”.

O objectivo destas jornadas passou pelo “desenvolvimento desportivo, o poder de decisão, a igualdade de oportunidades na prática desportiva, a melhoria da auto-estima autonomia e o convívio social da comunidade”, refere a autarquia.

Em competição estiveram presentes as instituições a Casa da Boavista – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social, as associações Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel, do Cidadão Deficiente Mental de Castelo de Paiva e de Viana do Castelo, o Centro de Atividade e Capacitação para a Inclusão Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa, as cooperativas para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Felgueiras e do Marco de Canaveses, o EMAUS, polos de Baltar e de Paredes.

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença do vereador do Desporto, Renato Almeida, do presidente da Direção da ADIL, a Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo, Hélder Oliveira, do vice-presidente do EMAUS, Carlos Costa, e do diretor técnico da Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa, Carlos Santos.

A iniciativa, organizada pelo município em parceria com o CLDS – 4G Paredes Integra, contou com o apoio do Curso de Apoio ao Desporto da Escola Secundária de Rebordosa.