Rainha Green Logistics Park, em Azambuja, o primeiro investimento da Aquila Group no setor logístico em Portugal

A empresa alemã Aquila, que tem um braço logístico designando de Green Logistics e que conta com um parque na Azambuja, vai arrancar com um outro complexo em Paredes, designado de ‘Gandra North Green Logistics Park’.

Com 27 projetos de energia solar em Portugal a gestora alemã fica assim com mais um parque logístico em Portugal, sendo que as obras em Paredes começam em junho e devem estar concluídos no primeiro trimestre de 2024, anunciou a promotora, em comunicado.

Este novo projeto logístico da Aquila em Portugal, que para o efeito já adquiriu um terreno com 40 mil metros quadrados, terá uma área locável total de 16 570 metros quadrados e vai incluir escritórios e zonas comuns, sendo que, neste momento, o edifício já se encontra totalmente arrendado.

Apesar de não revelar o valor do investimento, a promotora considera que a nova estrutura vai ficar situada “num dos epicentros logísticos da região norte do país, devido às suas ligações rodoviárias e marítimas”.

Os trabalhos de construção estarão a cargo da Britoli, uma construtora portuguesa especializada na conceção e construção de armazéns, escritórios, edifícios comerciais e industriais.

O Gandra North Green Logistics Park será construído de acordo com os mais exigentes critérios de eficiência e sustentabilidade para garantir a redução de emissões de dióxido de carbono, essenciais para obter a certificação de construção sustentável BREEAM, um sistema de avaliação internacional que permite medir o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios.
Na globalidade, “este será um projeto de referência na área da logística sustentável no Norte do país, uma zona onde ainda não estávamos presentes, e reafirma o nosso compromisso com o investimento em Portugal”, afirma Markus Holzer, Co-CEO Aquila Sustainable Infrastructure, citado na nota de imprensa.

Já Jens Höper, Diretor de Logística de Gestão de Investimentos na Aquila Sustainable Infrastructure, afirma que a empresa está satisfeita por a equipa em Portugal “conseguir expandir a sua presença local e a nossa base de inquilinos. Para o nosso cliente, a nossa experiência e saber em sustentabilidade e construção energeticamente eficiente é decisiva”.

Refira-se que, a Aquila Group foi fundanda em 2001 por dois amigos, Dieter Rentsch e Roman Rosslenbroich, e esta a investir em Portugal na área das energias renováveis, prevendo iniciar ainda este ano a construção da sua maior central solar em Portugal, o projeto fotovoltaico do Cercal, com 275 megawatts (MW) de potência e que ocupará 390 hectares.

Neste momento, a Aquila tem 27 projetos de energia solar em Portugal, sendo que oito estão a operar, um está em construção, em Coimbra, e 18 em processo de licenciamento.

1 Comentário

  1. Tudo isto é importante mas, enquanto não convidarem pessoas com necessidades especiais jamais terão uma cidade para todos…

Comments are closed.