Paredes: Novo canil e gatil pronto em 2023 e concelho ‘ganha’ parques de matilhas

Um já começará a funcionar em breve junto ao canil e deve ser criado outro no sul do concelho

0
Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Em 2023, ficará concluído o novo “Canil e Gatil Municipal” (CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais) de Paredes, avançou o presidente da Câmara aquando da apresentação do orçamento para o próximo ano. O município também pretende “prosseguir as campanhas de esterilização e as campanhas de sensibilização para a adopção responsável de animais”.

A par disso, está a ficar concluído um parque de matilhas junto ao canil municipal “e deve nascer outro no sul do concelho”, disse Alexandre Almeida.

Esta quarta-feira, o edil foi questionado pelo PSD, em reunião de executivo, sobre problemas de animais errantes em Baltar, junto à Rotunda da Família, e sobre quando o canil a municipal estaria a funcionar em pleno. “Não é uma obra de valor assim tão avultado e já se arrasta há quatro anos”, disse Ricardo Sousa.  

Alexandre Almeida referiu que apesar de não estar a funcionar “em pleno”, o canil municipal “já está a funcionar”. “Já estão as boxes quase todas cheias e já submetemos uma candidatura para um reforço das boxes”, avançou o autarca de Paredes. “Já sabíamos que isso ia acontecer e vai acontecer em qualquer município, enquanto a lei for como é. As pessoas abandonando os animais tem de ser o município a recolhê-los e não há meios para aumentar boxes de um momento para o outro”, sustentou ainda. Acrescentou ainda que o parque de matilhas que está a ser criado junto ao canil “muito em breve estará a funcionar e já haverá outras condições para recolher esses animais”. A previsão é de que termine ainda este mês de Dezembro.