O programa “Paredes no Palco”, que visa dinamizar o teatro no concelho de Paredes, tendo uma vertente de formação para jovens, é apresentado esta quarta-feira, na Casa da Cultura de Paredes, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro. Nesse dia, sobre também ao palco a peça de teatro “Mulheres Móveis” apresentada pela companhia Astro Fingido, pelas 21h30. Serão assinados protocolos com 13 grupos do concelho.

Segundo a Câmara Municipal de Paredes, o programa “visa apoiar e incentivar os grupos de teatro das associações de Paredes, através de um conjunto de iniciativas que possam contribuir para uma mudança cultural significativa e sustentada no concelho”.

Para isso, o projecto “irá apoiar e dinamizar a produção teatral nas diversas manifestações artísticas, quer quanto à forma, ao reportório ou ao modo de apresentação, como o teatro comunitário, de rua, de marionetas, de formas animadas, teatro clássico, teatro contemporâneo, etc”, refere a mesma fonte.

O programa inclui ainda o “Paredes no Palco Júnior”, destinado a crianças e jovens dos seis aos 16 anos, onde se procura proporcionar o gosto pelas artes cénicas, de forma a facultar os conhecimentos necessários à compreensão das manifestações estéticas e culturais e o aperfeiçoamento da expressão artística das crianças e jovens.

A autarquia e associações assinam um protocolo, que consiste no apoio aos grupos de teatro através da disponibilização de recursos financeiros para contratação de monitores/formadores, de forma a contribuir para a progressão artística dos mesmos e para a realização de um espectáculo, no âmbito do programa “Paredes no Palco Júnior”, explica nota de imprensa. O protocolo estabelece, igualmente, um prémio de participação no programa “Paredes no Palco” e “Paredes Júnior” de 150 e 100 euros, respectivamente.

“Prevê, ainda, a realização de um Festival de Teatro Dança e Música, a ser realizado entre Maio e Junho de 2020, estando previstos três prémios: 500 euros para o primeiro classificado, 250 euros para o segundo e 100 euros para o que ficar posicionado em 3.º lugar.

As associações que participam na edição Paredes no Palco 2019/2020 são: Expansivos de Lordelo, Grupo de Teatro Amador de Cristelo, CêTeatro – Grupo Teatro Amador de Cête, Clube de Jazz de Baltar, Trupeça Grupo de Teatro de Rebordosa, Grupo de Jovens Nova Esperança – Sobreira, Associação para o Desenvolvimento de Mouriz, Associação Rebord’arte, Casa do Povo de Bitarães, Associação Astro Fingido, Espaço Amigo – Associação Cultural, Recreativa e Social de Vandoma e Associação para o Desenvolvimento do Lugar de Bustelo-Recarei.