Empreitada de construção de passeios na cidade de Gandra

Para aumentar a mobilidade e a segurança de circulação de peões, reduzindo zonas de risco e a sinistralidade, a Câmara de Paredes está a construir passeios em várias ruas do concelho.

Segundo a autarquia, trata-se de 27 empreitadas já lançadas, a executar no prazo de um ano. Sete já estão a decorrer nas Freguesias de Astromil, Duas Igrejas, Cete, Lordelo, Gandra e Paredes (Bitarães).

O investimento ultrapassa os 5,3 milhões de euros, sendo realizado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho (PEDU) e comparticipado a 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

As candidaturas já estão aprovadas ao abrigo do programa Prioridade do Investimento 4.5 Mobilidade Sustentável do Portugal 2020.

“O município de Paredes teve em linha de conta os arruamentos com perfil rodoviário muito movimentado, sem passeios e com valetas fundas, fazendo com que os peões utilizem a faixa de rodagem, com evidentes condições de risco. A construção destes passeios irá criar condições para que a circulação pedonal se faça de modo mais seguro e inclusivo. As infra-estruturas como a instalação de uma rede de drenagem das águas pluviais também contribuirá para o aumento da segurança da circulação rodoviária”, adianta nota de imprensa.