Paredes: Já foram eliminados 107 ninhos de vespas asiáticas entre Abril e Junho

A Protecção Civil do concelho foi quem tratou do processo

0
Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

O município de Paredes, através do Serviço Municipal de Protecção Civil e em parceria com a Associação Nativa, já destruiu, em 2020, 107 ninhos de vespas asiáticas nas várias freguesias do concelho. A intervenção, em cada caso, demora em média menos de oito horas.

A eliminação de vespeiros na época 2020/2021, entre 8 de Abril e 31 de Julho, contou com a resolução de todos os casos. Na época anterior, 2019/2020, entre 24 de Abril de 2019 e 7 de Abril de 2020, foram eliminados 528 ninhos.

O vereador da Protecção Civil, Elias Barros, refere que a eficácia do serviço é garantida e paga pela autarquia. O vereador refere ainda que as “operações são realizadas por técnicos especializados e capacitados que vão para o terreno devidamente equipados para o efeito” e acrescenta que, desta forma, existe “uma maior protecção e segurança das populações”.

Segundo a autarquia, já no início do ano tinham sido colocadas cerca de uma centena de armadilhas para captura das vespas, medida que serviu, igualmente, para actuar na vespa velutina de forma precoce.

Fonte: Câmara Municipal de Paredes

O alerta permanece e em caso de identificação de vespeiros poderá contactar o Serviço Municipal de Protecção Covil, através do 255 788 800 e/ou através do email protecao.civil@nullcm-paredes.pt ou poderá ainda contactar a Junta de Freguesia da área de residência.