A março do próximo ano deverá arrancar a construção de um parque urbano, na freguesia de Gandra, em Paredes, num investimento que deverá aproximar-se de um milhão e meio de euros. Prevê-se que o início da construção aconteça em março de 2024, sendo que meio ano depois, em setembro, deverá estar concluída.

Um bar de apoio, campos para a prática de petanca, de futebol e outros desportos, com relva sintética, balneários, um parque para desportos radicais e outro infantil, um espaço de merendas serão algumas das valências da nova infraestrutura, adiantou aos jornalistas Alexandre Almeida, autarca de Paredes, à margem da reunião de executivo.

Este era um equipamentos “ambicionado há muito” e será um dos “melhores do concelho”, referiu ainda o presidente do município, acrescentando que o processo aguardava “a alteração do PDM”, para se poder intervir no terreno”, junto à igreja de Gandra, o que ficará concluído até final do ano.

A Câmara Municipal espera fazer esta obra com fundos europeus, ao abrigo do ‘Portugal 2030’, um programa que põe em prática o Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia que envolve 23 mil milhões de euros, a aplicar, entre 2021 e 2027, em projetos que estimulem e desenvolvam a economia portuguesa.