A segunda edição do Especial Sprint Paredes acontece a 14 de Setembro. Este ano, a organização avançou com alterações no traçado com dois objectivos: aumentar a segurança e causar menos transtorno aos moradores no acesso às casas nas imediações do percurso. Apesar disso, mantêm-se o salto e piões que prometem permitir aos pilotos fazer espectáculo.

São esperados cerca de 50 pilotos nacionais e a Câmara Municipal de Paredes espera ter pelo menos o mesmo público do ano passado, quando terão passado pelo Parque da Cidade cerca de seis mil pessoas.

“Se sabemos que a população gosta e que estamos a atrair gente ao concelho temos de continuar a apostar nestes eventos”

A prova, apresentada esta quarta-feira, consiste em quatro passagens ao percurso, de 2,2 quilómetros, entre as 14h30 e as 23h30, com a primeira passagem às 14h30 e a última às 21h30. É pontuável para o Troféu de Especiais vão participar cerca de 50 pilotos nacionais.

As alterações feitas ao traçado, em relação à edição anterior, consistiram em “alterar uma chicane que oferecia problemas de segurança e criar mais um pião”, criando ainda um gancho no percurso que promete assumir-se como mais uma zona espectáculo, explicou Carlos Guimarães da organização da prova.

As inscrições só terminam na segunda-feira e espera-se que mais pilotos participem. “Vai haver competitividade em todas as classes. Estão lançadas todas as condições para termos uma prova tão boa como a do ano passado, acredita.

Para o presidente da Câmara Municipal esta prova insere-se na estratégia de “dar vida a Paredes” e será para continuar, criando uma tradição num concelho que gosta de desporto automóvel. “Quer veio à prova do ano passado vai voltar e trazer mais gente”, acredita Alexandre Almeida. “O novo traçado mantém o número de quilómetros, mas facilita a vida às pessoas e dá mais segurança”, atesta o autarca, admitindo que fazer este tipo de provas num contexto urbano traz sempre constrangimentos.

No dia 15, aproveitando a logística e o perímetro criados, decorrerá uma outra prova, o GP Paredes Road Race, desta vez com motos.

“Se sabemos que a população gosta e que estamos a atrair gente ao concelho temos de continuar a apostar nestes eventos”, defende o edil.

Traçado

À semelhança do que aconteceu no ano passado, a entrada é gratuita, mas existe uma zona de bancada, com cerca de 200 lugares, em que a entrada custa um euro. O valor angariado reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Paredes.

A prova é organizada pelo CAST – Clube Automóvel de Santo Tirso e promovida pela Câmara Municipal de Paredes com o apoio da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. O evento tem como patrocinador oficial a N-Engenharia.

Publicidade