A autarquia de Paredes foi distinguida com o Galardão Autarquia Voluntária, um prémio atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, a CASES.

Este reconhecimento tem como objetivo enfatizar as autarquias pelo trabalho desenvolvido em prol da promoção da prática do voluntariado.

Foram entregues 21 prémios, numa cerimónia que decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa, e que contou com a presença da vereadora com o Pelouro da Ação Social, Beatriz Meireles.

Atualmente, o Banco Local de Voluntariado, um projeto implementado pelo município para promover a prática de voluntariado em Paredes conta com 179 membros e 400 elementos que operam em áreas como a Ação Social, através do Orpheu Paredes Social, Férias Inclusivas, com a Voz Amiga, Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, Handball Cup e Amigos da Cultura.

O Banco Local de Voluntariado envolve “pessoas que querem ser voluntárias”, assim como instituições interessadas em integrar voluntários e coordenar o exercício da sua atividade.