“Cultura entre Nós” é o evento que vai decorrer este fim-de-semana, de 6 a 8 de Setembro, em Cristelo, Paredes, na antiga escola primária.

São esperadas cerca de 400 pessoas por dia, segundo revela o presidente da Junta de Freguesia de Cristelo, Carlos Franclim.

No ano passado, este evento com 11 anos mudou de conceito. “Acabou por haver essa necessidade por causa do feedback das pessoas. Começavam a chegar cada vez mais pessoas e aquele que era o nosso adro habitual, que era o adro da igreja, já nem estava adequado à dimensão que estava a ter e as próprias pessoas iam apelando a mais necessidades (como barraquinhas com comida), a existirem outro tipo de atracções que até agora não eram usuais”, refere.

Desde “sunsets”, atribuição de prémios de mérito escolar, tunas e fados académicos, oficinas infanto-juvenis, momentos musicais, tainadas, jogos tradicionais, associativismo, tascas a artesanato são inúmeras as actividades culturais que vão decorrer na freguesia. O programa começa às 18h00 de sexta-feira e termina na noite de domingo.

O evento é para toda a comunidade, mas o presidente acrescenta que cada dia é destinado a uma faixa etária diferente: “A sexta-feira é o dia mais da juventude, depois o sábado será o momento mais familiar e depois no domingo será mais para as associações”. Neste último dia, as associações locais vão apresentar os espectáculos que têm andado a preparar e o enceramento será com uma homenagem a instituições com relevo, como o Agrupamento de Escolas, o Centro de Saúde, a Paróquia e a Agito.

A iniciativa é dinamizada pela Junta de Freguesia de Cristelo, por uma grande equipa de voluntários e pelas associações e instituições locais e tem como objectivo “disponibilizar momentos culturais, lúdicos e de confraternização à comunidade, promovendo os valores da terra, absorvendo ainda novidades, criatividade e experimentalismo”, segundo refere nota da organização.

Publicidade