Fotografia: Foto: GPS - EPIC Samsys

Cerca de 500 participantes participam, no dia 23 de Fevereiro, na etapa inaugural do BTT, GPS – EPIC Samsys 2019, que decorre em Paredes.

Segundo a organização, é a primeira vez que o município acolhe esta prova que termina no Quartel dos Bombeiros de Cete.

Mais do que uma competição, o GPS – Epic Series é um passeio turístico em BTT que permite conhecer alguns dos locais mais emblemáticos do território em termos turísticos e que vai passar pela “Rota do Ouro – Aldeia Dourada”, Mosteiro de Cete, pelas Minas de Castromil e pela Torre do Castelo de Aguiar de Sousa e o Parque Natural da Senhora do Salto.

A “Rota do Ouro – Aldeia Dourada” preserva as memórias e as marcas de um património que remonta à época romana.

Citado em comunicado, o organizador e um dos mentores do evento, Bruno Bartes, da Associação Penafiel Bike Clube, realçou que este conceito de passeio de BTT foi criado em Janeiro de 2011.

“Com razoável grau de dificuldade e orientação exclusiva por GPS, em autonomia total. Trata-se de um evento de custos reduzidos quer para a organização quer para os participantes e, no caso de Paredes, aliado à componente solidária do almoço a reverter para os Bombeiros Voluntários de Cete”, disse.

Além de Bruno Bartes, o evento conta com o apoio do município da Paredes e das Juntas de Freguesia de Cete, Aguiar de Sousa e Sobreira.

O percurso tem uma extensão de 40 ou 60 quilómetros, não deixa pegada ecológica uma vez que os trilhos são registados via GPS com os participantes a passarem também pela Gruta das Banjas, antigas minas de ouro construídas a pulso pelos nossos antepassados, seguindo para as minas das Banjas, onde encontram ainda vestígios dos carris usados pelas vagonetas.

A Paredes seguem-se etapas em São Pedro do Sul, Freamunde, Marco de Canaveses, Baião, Monção e Arganil. A última etapa do GPS – EPIC Samsys 2019 está prevista para dia 14 de Dezembro, na Gralheira, em Cinfães.