Um estudo de tráfego, circulação e estacionamento para a cidade de Paredes, pedido pela Câmara Municipal, aponta diversas alterações à rede viária no sentido de haver mais mobilidade, optimização de deslocações e redução dos níveis de congestionamento, entre outros.

O documento, datado de Julho de 2021e elaborado pela OPT – Optimização e Planeamento de Transportes, SA, determina diferentes intervenções, por fases e níveis de prioridade.

Uma das mudanças prioritárias é colocar dois sentidos de circulação em toda a extensão da Avenida da República (e fazer alterações nos arruamentos perpendiculares), permitir a viragem à esquerda para a via em frente ao tribunal na Praça José Guilherme e colocar sentido único descendente na Praça José Guilherme, com os autocarros a seguirem em frente para a Rua 1.º de Dezembro.

Ao Verdadeiro Olhar, o presidente da Câmara, Alexandre Almeida, garante que essas e outras obras preconizadas serão realizadas, só não diz para quando. “Ainda não adoptamos algumas das medidas apontadas porque envolvem a realização de obras, que entendemos ainda não ser o momento de as realizar. Quando as grandes obras que estamos agora a realizar em Paredes terminarem, avançaremos para essas outras intervenções, como por exemplo uma rotunda junto ao Centro de Saúde de Paredes”, adianta.

Recorde-se que os dois sentidos na Avenida da República foram repostos em Julho de 2019, mas apenas entre a rotunda da Estação e a Igreja Matriz.

Devem nascer rotundas junto ao Centro de Saúde e ao quartel dos Bombeiros de Paredes

Foto: Verdadeiro Olhar

O Estudo de Tráfego realizado “constatou que o actual esquema de circulação evidencia alguns constrangimentos, nomeadamente na Avenida da República e na envolvente à Praça José Guilherme”. “Verifica-se ainda como um dos pontos críticos da rede a Nacional 15, que cruza todo o limite sul da cidade de Paredes e passa por pontos de interesse importantes como a Segurança Social, o Centro de Saúde de Paredes e a Estação de Comboios”, referem os autores do documento.

Feita a análise, que envolveu contagem de tráfego, a empresa sugere um conjunto de intervenções na rede viária, por fases. “As alterações propostas para a Fase 1 são essenciais para a melhoria das condições de circulação da cidade, pelo que podem avançar o mais rapidamente possível e de forma conjunta”, sustentam. Essas alterações passam pela introdução de dois sentidos de circulação na totalidade da Avenida da República e mudanças nos arruamentos perpendiculares; permissão de viragem à esquerda para a via em frente ao tribunal na Praça José Guilherme; sentido único descendente na Praça José Guilherme, e autocarros a seguir em frente para a Rua 1.º de Dezembro; sentido ascendente em toda a extensão da Rua Dr. José Barbosa Leão e possibilidade de viragem à esquerda da Rua Dr. José Barbosa Leão para a Rua Dr. José Leite de Vasconcelos. Apesar de serem consideradas prioritárias, essas intervenções ainda não foram realizadas.

Para uma segunda fase, o estudo propõe mais mudanças que são hierarquizadas – nível máximo, médio e mínimo -, sendo que as “medidas que estão no topo da hierarquia trazem um maior benefício para a cidade de Paredes e sugere-se que sejam priorizadas em termos de investimento municipal”.

As intervenções de “nível máximo” passam por rotundas nas intersecções do Corpo de Bombeiros e Centro de Saúde; a inversão de sentido na Rua Elias Moreira Neto, Rua do Calvário, Rua António Rangel José Cabral, Rua Doutor Manuel Luís Nogueira e Rua Vitorino Leão Ramos; e uma via de viragem à direita para a Rua Doutor José Correia. Já no nível médio, constam alterações como a colocação de dois sentidos de circulação na Rua Serpa Pinto até a intersecção com a Rua Dr. José Barbosa Leão e a ligação da Avenida do Campo das Laranjeiras à Rua da Senhora da Guia. As de nível “mínimo”, mas também aconselhadas, implicam a criação de novos arruamentos do bairro social para a CRIP; uma rotunda na Rua Dr. António Mendes Moreira com a R. Timor; rotundas nas intersecções da Avenida das Comunidades com a Avenida Granja da Fonseca e Rua Dr. António Mendes Moreira com CRIP; uma via de ligação entre a Rua Dr. José Bragança Tavares e a Rua da Senhora da Guia (N15); uma outra rotunda na intersecção da Rua Gago Coutinho e Rua da Marginal do Rio Sousa com a Nacional 15; e a proibição de viragem à esquerda da Rua Doutor José Correia e de atravessamento da Avenida Padre Moreira das Neves para a Rua Doutor José Maria Bragança Ribeiro.

Novo túnel por debaixo da A4 para ligar Laranjeiras à Senhora da Guia

Para a ligação da Avenida Campo das Laranjeiras e Rua da Senhora da Guia preconizada, os autores do estudo explicam que há duas hipóteses. “A primeira opção trata-se de uma solução mais sofisticada, que requer desapropriações e obras de construção civil mais complexas. Considerou-se uma extensão da Avenida Campo das Laranjeiras pelas laterais das Piscinas Municipais até atravessar o ramo de acesso à auto-estrada A4 por meio da construção de um novo túnel, o qual permitirá seguir com o arruamento até à Travessa da Senhora da Guia, actualmente uma rua sem saída”.

A outra solução passa por “criar um arruamento perpendicular à Rua Engenheiro Adelino Amaro da Costa (próximo ao Centro Escolar de Paredes) que permita conectar à Rua da Senhora da Guia na altura da curva, antes dos Bombeiros Voluntários de Paredes”. Isso também exige “a construção de um túnel (ou alargamento do túnel existente) até atravessar o ramo de acesso à auto-estrada A4”.

O estudo refere que isto diminuiria as filas médias entre 23 e 28% (dependendo se é o período da manhã ou da tarde) e os atrasos entre 16 e 24%.

Mais lugares de estacionamento e ligação da ciclovia da estação ao Parque da Cidade

O estudo também antevê que, com as alterações propostas, possam ser criados novos lugares de estacionamento em alguns pontos da cidade.

É proposta a marcação de três lugares para cargas e descargas na Avenida da República, no troço próximo ao entroncamento com a Rua Doutor José Gomes Ferreira, e a criação de nove lugares de estacionamento e de dois lugares para cargas e descargas no Largo Nun’Álvares, também na Avenida. Já para o arruamento a poente da Praça José Guilherme, que passa a ter sentido único descendente, é proposta a criação de 19 lugares de estacionamento.

Os autores do documento também referem que haverá um aumento da circulação de bicicletas e de peões quando estiver concluído o pólo da Cespu no Parque da Cidade. “A proximidade com a estação de comboios é uma mais-valia na área, pelo que se estima que o tráfego pedonal e em bicicleta, entre o futuro triângulo Estação – Parque da Cidade – Pólo Universitário, será significativo, aquando da entrada em funcionamento do Pólo Universitário de Paredes”, lê-se. O estudo refere que a Avenida Granja da Fonseca possui ciclovia nos dois lados, sendo que “a ligação entre esta ciclovia e a Estação de comboios é essencial para promover este modo de transporte sustentável e a intermodalidade”.

Intervenções avançam quando terminarem “as grandes obras”

Este estudo é de 2021. Questionado, o presidente da Câmara explica que ainda não foram adoptadas as medidas preconizadas “porque envolvem a realização de obras”, sendo que o município entende “ainda não ser o momento de as realizar”.

Mas, Alexandre Almeida garante que estas alterações serão executadas, entre elas a mudança na Avenida da República e ajustes no Parque José Guilherme. “Quando as grandes obras que estamos agora a realizar em Paredes terminarem, avançaremos para essas outras obras, como por exemplo uma rotunda junto ao Centro de Saúde de Paredes”, diz. Já a ligação entre a Avenida do Campo das Laranjeiras e a Rua da Senhora da Guia vai ser estudada, refere o autarca, que ainda não tem estimativas sobre os custos destas obras para os cofres do município.