André FerreiraO executivo da ainda maioria CDS/PSD que lidera os destinos de Penafiel, tem-nos habituado ao longo destes quase 16 anos, a situações verdadeiramente hilariantes para não dizer cómicas em alguns momentos.

Pena é, que algumas vezes, essas situações roçam a desonestidade intelectual e aí, é preciso parar porque entramos em domínios inalienáveis.

Numa das últimas reuniões da câmara municipal, os vereadores do PS apresentaram uma proposta de implementação no município do orçamento participativo.

O assunto foi debatido, discutido e votado na reunião de câmara do dia 19 de Maio de 2016, conforme extracto da ata que se reproduz:

——————————————-Ponto nº 2 ——————————————–

—————————- Deliberação n.º 1191 de 19/05/2016 ——————————

——— Assunto: Discussão e votação da proposta apresentada pelos Senhores Vereadores do Partido Socialista, relativa à implementação do Orçamento Participativo na Câmara Municipal de Penafiel. —————————————————————-

——— Proposta: Subscrita pelos Senhores Vereadores do Partido Socialista, datada de 2016-04-21 (Anexo I) documento que se dá por inteiramente reproduzido e que passa a fazer parte integrante desta ata. ——————————————————–

——— Documentos que acompanharam a proposta: Proposta subscrita pelos Senhores Vereadores do Partido Socialista, datada de 2016-04-21 (Anexo I), documento que se dá por inteiramente reproduzido e que passam a fazer parte integrante desta ata. ——

——— Votação: A proposta apresentada foi rejeitada com os votos contra do Senhor Presidente da Câmara e dos Senhores Vereadores da Coligação Penafiel Quer e com os votos a favor dos Senhores Vereadores do Partido Socialista. ——————————–

Perante isto, qual não é o nosso espanto, ver no dia seguinte na imprensa local e no sítio oficial da CMP, que Penafiel iria ter orçamento participativo: ver: http://www.cm-penafiel.pt/pt-pt/noticias/noticias/camara-municipal-de-penafiel-lanca-este-ano-orcamento-participativo.aspx?Action=1&M=NewsV2&PID=2470.

A isto se chama pantominice política, desonestidade intelectual e pura deriva que norteia este executivo gasto nas ideias, desgastado na imagem, há já 16 anos no poder, e que, qual náufrago, agarra-se a tudo que mexe e que poderá dar alguns votos para se ter poder e distribuir poder, não importando como.

Este executivo e o seu Presidente ao invés de explicar a falta de rigor, transparência nos ajustes diretos que faz, onde Penafiel lidera o ranking neste domínio, ao invés de explicar as acusações feitas na assembleia municipal por cidadãos de Penafiel, que denunciaram contratos e adjudicações de serviços duvidosos, de explicar aos penafidelenses que enquanto gestor público que é, faz contratos de arrendamento que depois revoga sem mais, tenta fazer contratos de comodado com empresas privadas sem contrapartidas para o município, contra os pareceres técnicos da Câmara Municipal, que divulga noticias de criação de novos postos de trabalho (muitos deles fantasmas), e alguns que até virão, a câmara não se preocupa em acautelar as condições de trabalho que os mesmos irão ter, limitando-se a dar milhares de euros e de condições a empresas multinacionais, que visam apenas o lucro, não dando esses apoios ao nosso empresariado local, que vive e sente PENAFIEL.

Por estes lados, assiste-se a tudo, mas não raras vezes se vê que “ a montanha pariu um rato”…

Não estranharemos daqui a alguns meses, e quando o cenário eleitoral estiver definido, vermos amigos e ex colegas de vereação (agora aparentemente em lados opostos da barricada), a darem o dito por não dito e a gladiarem-se na praça pública, com vista à manutenção ou derrube da cadeira presidencial.

Felizmente há registos e ficheiros que serão exibidos, onde muitos penafidelenses se questionarão: Tão amigos que eles eram no passado, e agora estão de costas voltadas…

A isto se chama: pantominice e fim à vista de quem manifestamente já deu o que tinha a dar, e que nada mais têm para dar, que não a manutenção do seu status quo, à custa dos penafidelenses.

Quando é demais, é mesmo demais, e anseia-se por mudança, por novas práticas, novos protagonistas, terminando com vícios instalados que minam por completo o nosso concelho, que merece quem FAÇA MELHOR, com rigor, seriedade e competência.