Devido à pandemia COVID-19, o departamento de formação da Penafiel Activa, empresa municipal de Penafiel, teve de adaptar-se e passou a desenvolver toda a formação à distância, um processo que envolve cerca de 240 formandos e 12 formadores.

Segundo a Câmara de Penafiel, também o modelo de divulgação da oferta formativa para o próximo ano lectivo 2020/2021 foi alvo de mudanças, estando a decorrer através das redes sociais, e-mail e contactos telefónicos junto das psicólogas das escolas, havendo um formulário online para as inscrições que já estão a decorrer.

Os cursos disponíveis são os de Técnico/a de Restaurante-Bar; Técnico/a de Cozinha e Pastelaria e Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural.

Também o Centro Qualifica da Penafiel Activa adoptou processos de ensino e de aprendizagem à distância, tendo certificado mais de uma dezena de formandos em tempos de confinamento. Até ao final do mês, devem ser certificadas “mais três dezenas de formandos”. “Além das turmas em funcionamento, de ensino básico e de ensino secundário, espera-se a abertura de mais duas turmas, uma de ensino secundário e outra de ensino básico durante o corrente mês de Junho”, adianta a autarquia. Também neste caso, a divulgação e inscrições estão a ser feitas online. A oferta formativa assenta no RVCC escolar (4º, 6º, 9º e 12º ano); RVCC profissional (certificação profissional); e formação modular certificada. Desde 2017, o Centro Qualifica já formou cerca de um milhar de candidatos.