O ‘Pai Américo’ considerado um ‘gigante da caridade’ e uma figura cimeira da Igreja em Portugal no século XX, foi homenageado pela Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa.

Entre as iniciativas das comemorações do 41.º aniversário da casa do pessoal, os órgãos sociais prestaram uma esta “sentida homenagem” a um homem que foi um “grande educador português, místico do nosso tempo, artista da palavra e precursor do II Concílio do Vaticano”, refere a organização .

De salientar que, o Padre Américo é o patrono daquela unidade de saúde.

Recorde-se que a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, foi fundada no dia 26 de Maio, de 1981, pelos funcionários do Centro Hospitalar Vale do Sousa, actual Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, e que se constituam seus associados.

Iniciou as suas atividades no Centro Hospitalar Vale do Sousa, englobando as unidades de Penafiel e Paredes, possuindo nesta última e durante duas décadas, a sua sede social.

Com a edificação do novo hospital para a comunidade urbana do Tâmega e Sousa, desenvolve, actualmente, a sua actividade associativa no Hospital Padre Américo – Vale do Sousa e no Hospital São Gonçalo, em Amarante, ambas unidades do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.