Paços de Ferreira: Câmara oferece vacina da gripe aos habitantes entre os 60 e 64 anos

Foi feito um acordo com dez farmácias do concelho. Recorde-se que o Serviço Nacional de Saúde já oferece a vacinação aos maiores de 65

0

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira irá suportar, integralmente, os custos com a vacinação contra a gripe da população com idade entre os 60 e os 64 anos, anunciou a autarquia. Segundo o município, foi feito um acordo com dez farmácias do concelho. Ao todo a previsão é de que duas mil pessoas sejam vacinadas, gratuitamente, nas farmácias.

“Recorde-se que o Serviço Nacional de Saúde garante a vacinação gratuita a maiores de 65 anos, sendo que, atendendo à situação pandémica que o nosso concelho atravessa, o município entendeu alargar a vacinação contra a gripe a esta importante faixa etária da população”, diz nota de imprensa.

Na última semana, o concelho de Paços de Ferreira registou 565 novos casos positivos de Covid-19.

Quem tiver as idades indicadas e quiser tomar gratuitamente a vacina pode inscrever-se numa das farmácias aderentes ou através da Linha de Solidariedade Municipal, pelos números 300 400 900, 300 400 901 e 300 400 902.

“Alertamos, no entanto, que face aos fortes constrangimentos existentes, as entregas das vacinas às farmácias de todo o país prolongar-se-ão durante as próximas semanas, não sendo ainda neste momento possível garantir qual o número total de vacinas que serão distribuídas às farmácias do nosso concelho, bem como as datas concretas”, informa ainda a autarquia, apelando ao agendamento. 

As farmácias aderentes são: Farmácia Antero Chaves; Farmácia Central Barros; Farmácia de Frazão; Farmácia Freamunde; Farmácia da Mata Real; Farmácia de Meixomil; Farmácia Moderna; Vida Mais Farmácia; Farmácia Neves e Farmácia de Penamaior. 

A par disso, a Câmara de Paços de Ferreira avança que protocolou com algumas farmácias aderentes, a possibilidade de 800 idosos, com mais de 65 anos, ali se deslocarem para tomarem a vacina, sem terem de pagar pelo serviço prestado. “Os custos com a administração das vacinas nas farmácias serão, assim, suportados pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira”, sustentam. “Esta campanha, designada Vacinação SNS Local, resulta de programa de colaboração com o Ministério da Saúde e vai decorrer em oito farmácias do concelho, pretendendo-se, desta forma, evitar, que uma percentagem significativa dos nossos idosos tenha de se deslocar aos Centros de Saúde”, justifica o município. Neste caso aderiram a Farmácia Antero Chaves; Farmácia Central Barros; Farmácia do Frazão; Farmácia Freamunde; Farmácia da Mata Real; Farmácia de Meixomil; Vida Mais Farmácia; Farmácia Moderna e Farmácia de Penamaior.