A Câmara de Paços de Ferreira lançou um projecto que visa a plantação de 30 mil árvores nativas no concelho até 2030.

Só em 2023, a previsão é de que sejam plantadas 4500 árvores. De acordo com a autarquia, até Abril, serão plantadas “1500 árvores em várias freguesias”, sendo que, entre Outubro e Dezembro, está estabelecida a meta de que seja feita a plantação de “mais 3000 novas árvores”. “Assim, em 2023, ano em que iniciamos este ambicioso projecto, serão plantadas um total de 4500 novas árvores no concelho”, salienta o município.

Uma das primeiras acções, designada “Plantar Paços”, acontece já a 19 de Março, Dia do Pai, no Monte do Pilar, em Penamaior, numa associação entre a Câmara, a Estação de Radar n.º 2 da Força Aérea Portuguesa, a Junta de Freguesia de Penamaior e associações da freguesia.

A partir das 9h30, a comunidade é convidada a plantar “centenas de árvores”, aproximadamente 300 árvores nativas, realizando, a par disso, uma acção de “controlo de espécies exóticas invasoras existentes no local, nomeadamente acácias”.

Esta “missão pretende vincar o compromisso inter-geracional sobre a necessidade de preservar a Natureza e o Ambiente”, sustenta a autarquia na informação divulgada.

Todos os projectos e actividades nesta área podem ser acompanhados através do Observatório Ambiental de Paços de Ferreira.