O ‘Ano Municipal da Saúde’, que congrega um vasto programa de atividades que se vão prolongar ao longo deste ano, foi apresentado em Paços de Ferreira, numa sessão que contou com a presença do ministro e onde se fez o balanço de iniciativas em vigor. Também se apresentaram novas ideias que têm como objetivo aumentar a literacia dos cidadãos e o envolvimento das pessoas nesta área.

Na cerimónia, que decorreu nos Bombeiros Voluntários locais, e o governante Manuel Pizarro realçou a importância que o poder local tem na definição de estilos de vida mais saudáveis e na motivação dos cidadãos para a alteração de comportamentos, sendo ainda uma forma de promover a saúde não apenas na perspetiva da doença.

José Manuel Fernandes, médico cirurgião de Paços de Ferreira e oncologista do Instituto Português de Oncologia do Porto, é o conselheiro para esta iniciativa de 2024.

O ministro sublinhando ainda a “evolução extraordinária que a medicina e a tecnologia têm trazido”, com impacto positivo nos resultados.

O governante alertou que os nossos comportamentos são uma das principais ameaças que temos à nossa saúde, frisando que metade dos portugueses têm excesso de peso, com o valor a ser de três em cada dez no caso das crianças. “Somos o país onde menos pessoas realizam atividade física regular”, reforçou, acrescentando que dois em cada cinco portugueses são hipertensos e que um em cada oito têm diabetes. Para Manuel Pizarro, o facto de 17% dos adultos ainda fumarem – com tudo o que se sabe hoje sobre os malefícios do tabaco – é um exemplo de como é difícil alterar comportamentos.

“Estes são números que nos devem inspirar à ação”, apelou, saudando a iniciativa de Paços de Ferreira por se envolver nas políticas públicas determinantes. “Mesmo as políticas tradicionalmente do estado central precisam de ação local”, acrescentou o Manuel Pizarro, elogiando o caminho que os municípios têm seguido com a descentralização. “O tema da promoção da saúde deve mobilizar toda a comunidade”, elencou.

Já o autarca de Paços de Ferreira contou que neste Ano Municipal da Saúde, o município que dirige pretende “criar atos de vida saudável, queremos consciencializar a nossa sociedade e queremos também melhorar as instalações para prestação dos cuidados de saúde primários”, dando como exemplo a construção do novo Centro de Saúde na cidade de Paços de Ferreira, que deverá ficar concluído até 2026, assim como a requalificação do Centro de Saúde de Freamunde, obras que já estão em curso.

O Ano Municipal da Saúde congrega um vasto programa de atividades que se vão prolongar ao longo deste ano. durante todo o ano de 2024 e que pretende colocar Paços de Ferreira na vanguarda dos municípios na área da saúde.