As escolas de Freamunde e Frazão, em Paços de ferreira, vão ser requalificadas com um valor de 7,1 milhões de euros, sendo que os projetos já foram aprovados, avança a autarquia,

Assim, e no âmbito de um conjunto de trabalhos entretanto realizados pela autarquia, foram aprovados pelo Instituto de Gestão Financeira da Educação, o IGeFE, dois dos projetos em causa e que “permitirão o lançamento, a muito curto prazo, dos concursos públicos referentes à Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Pinto Vasconcelos, na cidade de Freamunde, e EB 2,3 de Frazão”.

O investimento total ascende a 7,1 milhões de euros, sendo mais de três milhões de euros são para as obras no estabelecimento de ensino de Freamunde e quase quatro milhões para a escola de Frazão.

As obras em causa têm como base a beneficiação e adaptação destes dois edifícios escolares para obtenção de conforto e eficiência energética, bem como dotá-los de melhor qualidade de utilização ao nível revestimentos, acabamentos, substituição de portas interiores, adaptação do edifício às regras de Segurança Contra Incêndio e de acessibilidades, estando ainda prevista uma plataforma elevatória entre pisos, esclarece o município.

As coberturas serão revistas, limpas e impermeabilizadas. Todos os edifícios serão dotados de redes de infraestruturas novas, abastecimento de água, saneamento, águas residuais, águas pluviais (com caleiros, rufos e tubos de queda novos), eletricidade e infraestruturas telefónicas, gestão técnica centralizada e painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica, minimizando o consumo geral de energia.

Ao nível de revestimentos exteriores, também serão feitas beneficiações no interoir dos dois espaços, ao mesmo tempo que, serão realizadas intervenções ao nível dos pisos, balneários, entre muitas outras.

O prazo de execução destas obras é de 24 meses, sendo as mesmas financiadas em 85% por fundos comunitários.

Entretanto, as EB 2,3 de Eiriz e Paços de Ferreira, aguardam emissão do respetico parecer favorável, sendo que o investimento total previsto ascende a 7,9 Milhões de euros. Nesta altura, a autarquia aguarda também o consequente financiamento, para que sejam também abertos os concursos públicos.

O projeto prevê um conjunto de investimentos similares ao que vai ser realizado nas EB 2,3 de Freamunde e Frazão, dotando o concelho da melhor rede de escolas públicas da região, a que se juntarão, em breve, um vasto conjunto de novas creches e berçários.