De acordo com a Transparência e Integridade – Associação Cívica (TIAC) que divulgou, recentemente, a terceira edição do Índice de Transparência Municipal (ITM), as câmaras de Paços de Ferreira e Valongo atingem os 100% de transparência na disponibilização de informação económico-financeira nos seus websites. Em Valongo, a autarquia atinge também o valor máximo na divulgação de taxas e regulamentos. Estas duas autarquias mostram-se ainda transparentes na sua relação com a sociedade (índice de 93). Lousada destaca-se pela informação prestada quanto ao urbanismo (índice de 93). Já Paredes não é nada transparente em matéria de contratação pública (tem zero nesta dimensão).

Recorde-se que esta lista, que elenca os 308 municípios do país, mede a transparência dos municípios em função da informação sobre a sua composição, funcionamento e gestão, disponibilizada nos portais das câmaras municipais. A Câmara Municipal de Valongo surge este ano entre as mais transparentes do país.

Evolução da transparência no Município de Lousada
Evolução da transparência no Município de Lousada

Paredes nada transparente na contratação pública. Lousada com alta transparência em matérias de urbanismo

Em relação a 2013 houve aumentos de transparência em quase todas as dimensões destes cinco concelhos, mostra o relatório da TIAC.

Em Lousada, as áreas mais transparentes são as do urbanismo (93), da informação económico-financeira e da organização, composição e funcionamento da autarquia (71) e da contratação pública (64). Neste concelho quatro das sete dimensões analisadas pelo ITM não sofreram alterações no último ano. Entre 2014 e 2015, destaque para o aumento da transparência nas áreas do urbanismo (cujo índice passou de 64 para 93) e dos planos e relatórios que a autarquia disponibiliza aos cidadãos (aumento de 7 para 50).

Evolução da transparência no Município de Paços de Ferreira
Evolução da transparência no Município de Paços de Ferreira

Em Paços de Ferreira o melhor indicador é o da informação económico-financeira que a câmara divulga no seu site, que subiu de 71 para 100. Grande melhoria registada também na relação com a sociedade, dimensão cujo índice aumentou dos 43 para os 93. Este município é menos transparente em áreas como planos e relatórios, taxas e regulamentos e urbanismo, com índices de 43, mas ainda assim subiu em todos os indicadores analisados.

Paredes é, segundo o relatório desta Associação Cívica, a autarquia menos transparente desta região. Isso justifica-se com os índices nos 50 ou abaixo disso em cinco das sete dimensões analisadas. A câmara ainda atinge um nível razoável de transparência na divulgação da informação económico-financeira – 71 -, valor que mantém desde 2013, e chega a um índice de 64 na organização, composição e funcionamento da câmara, tendo registado uma subida considerável nesse índice em relação a 2014. Mas quase não divulga planos e relatórios (36) e tem mesmo um índice de zero quando o tema é contratação pública. O valor já era zero em 2014 e em 2013 era de apenas 14.

Evolução da transparência no Município de Paredes
Evolução da transparência no Município de Paredes

Evolução da transparência no Município de Paredes

Penafiel melhorou significativamente na divulgação de informação financeira e sobre contratação pública

As áreas em que Penafiel é mais transparente são a económico-financeira (71), a organização, composição e funcionamento da autarquia e a relativa à contratação pública (64). De realçar que estas dimensões registaram elevadas subidas em relação ao ano passado, altura em que a informação económico-financeira e a contratação pública apresentavam um índice zero.  Esta câmara falha ainda na apresentação de planos e relatórios e no urbanismo, com índices de 43.

Evolução da transparência no Município de Penafiel
Evolução da transparência no Município de Penafiel

Por fim, Valongo registou aumento de transparência em todas as dimensões analisadas pela TIAC. De salientar os bons resultados desta câmara nos índices da informação económico-financeira e de taxas e regulamentos, onde obteve o valor máximo (100), e cujos valores em 2014 eram de 36 e de 29, respectivamente. Grande melhoria na transparência também em matéria de contratação pública, que subiu de zero para 71. Na relação com a sociedade esta autarquia também tem um índice de transparência elevado (71). O valor mais baixo registado por este município diz respeito aos planos e relatórios, ainda assim chega aos 64.

Evolução da transparência no Município de Valongo
Evolução da transparência no Município de Valongo

Conheça os resultados das câmaras no Índice de Transparência Municipal deste ano aqui.