O Centro Escolar de Frazão foi classificado, pela segunda vez, como Eco-Escola, pelas “excelentes práticas ambientais implementadas”.

A bandeira para assinalar o galardão já foi hasteada, numa cerimónia que contou com a presença de representantes da Câmara Municipal, Junta de Freguesia, da escola, assim como alunos, professores e funcionários.

Os alunos do 4º ano apresentaram um teatro de sombras intitulado “Devolver a Vida à Terra”, coordenado pela docente Paula Susana Rocha, “tendo como principal missão uma forte e impactante mensagem de sensibilização da comunidade educativa para a preservação do ambiente e da saúde do planeta”, explica a autarquia.

A Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Educação Ambiental para a Sustentabilidade, a ABAE, e pretende” encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola”, refere a página do projecto.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Para além do apoio das pessoas e instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas actividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.