Verdadeiro Olhar

Paços de Ferreira assegura 546 vagas gratuitas ao abrigo do projeto do Governo “Creche Feliz”

São 13 novas creches que vão assegurar um total de 546 vagas gratuitas no concelho de Paços de Ferreira. Os números surgem no âmbito de um projeto do Governo, denominado ‘Creche Feliz’, e que hoje chegou ao município, através do Centro Distrital da Segurança Social do Porto.

Com esta iniciativa, Paços de Ferreira conseguiu ser o “concelho com a maior rede de creches públicas geridas por uma autarquia a nível nacional”, sendo que vai entrar em funcionamento já a partir de 1 de setembro deste ano, assegura a autarquia.

Para além disso, acrescenta ainda o município, será ainda o primeiro concelho em Portugal com 100% de oferta pública, para todos os bebés e crianças dos 4 meses aos 3 anos de idade”.

Miguel Cardoso, director do Centro Distrital da Segurança Social do Porto, e Paulo Ferreira, da autarquia local, firmaram este acordo que, a nível local, visa “uma educação coesa, inclusiva e de qualidade”.

Criado em 2022, o programa Creche Feliz tem como objetivo combater a pobreza infantil e promover a integração e a igualdade de acesso de oportunidades, com creches gratuitas para todas as crianças nascidas depois de 1 de setembro de 2021.

Para dar resposta à falta de vagas, em 2024, a gratuitidade das creches foi alargada às crianças que frequentem os estabelecimentos da rede pública cuja gestão esteja a cargo de autarquias locais, instituições de ensino superior públicas, bem como empresas públicas e organismos similares.