Equipa dos Bombeiros Voluntários de Paços de Sousa

Três corporações de bombeiros da região chegaram ao pódio do Campeonato de Manobras distrital, disputado em Valbom, Gondomar, este fim-de-semana.

Os bombeiros de Paço de Sousa, de Penafiel, Rebordosa, de Paredes, e Freamunde, de Paços de Ferreira foram as corporações distinguidas.

 

Participaram seis corporações

Esta é uma competição realizada apenas no Porto, na qual participam os sapadores do Porto e as corporações de Paço de Sousa, Rebordosa, Freamunde, Fafe e Marco de Canaveses.

A concorrer existem vários escalões em que cada equipa tem no total 10 elementos.

A corporação dos Bombeiros Voluntários de Paços de Sousa, foi uma das distinguidas, sagrando-se campeã distrital com a equipa A e conseguindo o 2.º lugar com a equipa B, atrás do Marco de Canaveses.

Na mesma linha de Paço de Sousa esteve a corporação de Rebordosa, que conseguiu o 3.º lugar com a equipa A e foi campeã com as equipas de cadetes masculinos e femininos.

Também em cadetes masculinos e femininos, Freamunde conseguiu o 2.º lugar. Segundo o comandante Mendonça Pinto, nestas competições os bons resultados dependem da concentração dos participantes e a sorte é um factor determinante.

 

Provas promovem o convívio e servem de preparação

O segundo comandante José Duarte, da corporação de Paço de Sousa, explicou como funciona a competição: “A prova é composta por duas fases: a fase da montagem onde é feita uma simulação de combate a um incêndio e a estafeta onde os participantes têm que correr 50 metros (cada), atravessar vários obstáculos como um muro com 5 metros e um tubo com 8 metros de comprimento. Ao longo do percurso, têm que passar o testemunho, a agulheta”.

Para avaliação das provas existe um grupo de 8 júris seleccionado pela Federação de Bombeiros do Porto. Nos Nacionais a 21 e 22 de Maio em Bragança, a dificuldade aumenta, afirmam os comandantes das três corporações. Lá estarão presentes cerca de 30 equipas de Portugal Continental e ilhas.

Simão Barbosa, comandante dos bombeiros de Rebordosa, acredita que iniciativas como estas são importantes para “promover o convívio e como as distritais são perto das Nacionais serve como preparação para as provas”.