Lousada é o concelho de Portugal Continental com mais jovens até aos 29 anos. Maioritariamente, são naturais de Lousada e valorizam as suas origens, no entanto, outros vieram para Lousada pelo que a nossa terra oferece. São muitas as razões que contribuem para que os jovens gostem de viver em Lousada, mas saliento sobretudo a qualidade de vida que o concelho nos proporciona, a aposta ao nível da educação, a oferta desportiva e cultural, o ambiente e a ação social, entre inúmeras outras situações.

Trata-se, portanto, de um Concelho em que se torna confortável viver… É por isso que grande parte dos jovens Lousadenses nasce, cresce e constitui família no nosso Concelho. É claro que há um fator fundamental para esta fixação: o emprego. Não estaria a ser justa se dissesse que é tudo maravilhoso, porque sabemos bem as dificuldades que muitos concelhos de média dimensão enfrentam face à voracidade económica, empresarial e centralista das grandes áreas metropolitanas, mas todos concordarão comigo que Lousada é um excelente concelho para se viver. Efetivamente, Lousada assume uma centralidade invejável e boas acessibilidades, pelo que quem não trabalha em Lousada tem a possibilidade de encontrar as suas oportunidades nas proximidades. Temos cada vez mais jovens com elevadas competências nas mais diversas áreas, salientando-se a nível local e nacional.

Aliás, não é só no âmbito das suas competências técnicas e profissionais que os jovens Lousadenses se destacam, mas também pelas suas competências sociais e pelos seus valores. Poderia dar vários exemplos, mas hoje pretendo destacar um caso em particular: o da Juventude Socialista de Lousada.

Confesso que não visto as vestes da superioridade moral ou da isenção política, mas também julgo que tenderei a ser justa nas minhas análises e, nesta opinião, em particular.

A JS de Lousada, é uma das maiores concelhias do distrito do Porto e do país, tem vindo a contribuir com ideias e ações para o desenvolvimento local, o que, para muitos Lousadenses, poderá passar despercebido… ou talvez não.

A título de exemplo, destaco a sua participação cívica, no passado sábado, na iniciativa “Plantar Lousada”. Depois de uma manhã a plantar árvores e de enxada na mão, a JS visitou um centro de compostagem na região, e o final de tarde foi dedicado a analisar as medidas ambientais praticadas pelo Município de Lousada, num debate com o Vereador Manuel Nunes. Já anteriormente, a JS tinha demonstrado preocupação com a sustentabilidade e o bem-estar das gerações vindouras, ao participar numa recolha de lixo, em Meinedo, protegendo, assim, o ambiente.

O dia culminou com o Jantar de Ano Novo da JS, onde estiveram presentes vários dirigentes do PS e da JS.

Como deve ser do conhecimento geral, recentemente, em dezembro, decorreu o Congresso Nacional da JS, onde foi apresentada uma única candidatura a Secretário-Geral, a qual foi envolta em polémica, devido a dados curriculares e profissionais pouco coerentes. Ora, o mais sensato seria uma retirada de candidatura, até que os factos se esclarecessem, o que não aconteceu… Ora, é este tipo de atitudes que leva a que muitos portugueses ponham em causa a classe política, mas a JS de Lousada agiu com coerência e de forma veemente, ao retirar o apoio a alguém que traz para a praça pública o que deve ser combatido – a falta de transparência.

Sem recurso à imprensa – em busca de mediatismo -, a discussão foi conduzida junto dos órgãos próprios: a comissão política concelhia e distrital. No Congresso, os jovens socialistas Lousadenses estiveram representados sem, porém, subscreverem qualquer candidatura, afirmando o seu ponto de vista. Face à entrada de um requerimento apresentado por um militante do Sul, que visava aferir a legalidade da continuação dos trabalhos, num universo de quase 300 delegados só Lousada votou favoravelmente.

Não, estes jovens Lousadenses não são iguais àqueles que tudo fazem por um lugar nas listas! Pelo contrário, sabem e reconhecem bem o que repudiam. Não criticam o que se passa na casa dos outros e depois aplaudem situações idênticas… Estes jovens não são seguidistas, têm coragem e sentido de responsabilidade, lutando pelos seus ideais.

Certamente, estarão desiludidos, mas, no jantar de sábado, conviveu-se em ambiente de diálogo e de vontade de continuar a trabalhar. O Presidente da JS de Lousada, Nuno Fernandes, reiterou a determinação destes jovens Lousadenses para continuarem a lutar por Lousada e por um país melhor, ao lado dos seus camaradas, com a mesma convicção com que agarram numa enxada para “Plantar Lousada”.

Afinal, os jovens não são todos iguais!… Estes jovens provaram-no! Estamos, portanto, no bom caminho. Lousada tem jovens com valor!!!