Foto: Rui Saraiva/Voz Portucalense

Foram ordenados, este domingo, na Sé Catedral do Porto, seis presbíteros e três diáconos.

A cerimónia foi presidida por D. Vitorino Soares, Bispo Auxiliar do Porto e reitor do Seminário Maior do Porto.

Entre os novos sacerdotes estão dois da região. Segundo a Diocese, foram ordenados presbíteros José da Silva Coelho, de 30 anos, de Freamunde, Paços de Ferreira e José Joaquim Mendes da Costa, de 29 anos, de Sobrosa, Paredes.

D. Vitorino Soares proferiu a homilia do Bispo do Porto, que está em isolamento profiláctico. D. Manuel Linda descreveu estes jovens como verdadeiros “ministros da reconciliação” e autênticos “embaixadores de Cristo” .

“Não esqueço os Párocos que lhes despertaram a vocação e quantos os ajudaram a formar, mormente ao nível da Faculdade de Teologia e dos estágios. Uma palavra muito sentida vai para os seus familiares: também vós vos sentis realizados na realização destes vossos filhos e irmãos”, afirmou. “Se quereis servir a Igreja de Deus do Porto, começai por conquistar o coração dos seus fiéis. Dedicai-vos a eles, vivei para eles, sofrei com eles, alegrai-vos com eles, amai-os com um amor misericordioso e clemente. Não vos afasteis deles por um estatuto social de importância, não vos sobreponhais aos pobres pelo luxo e pela ostentação, não vos ligueis a grupos de qualquer género que apenas querem satisfazer as suas manias, mesmo escandalizando a maioria”, disse-lhes ainda.

Conheça melhor os párocos e o porquê de optarem pelo sacerdócio aqui.

Novos sacerdotes: José da Silva Coelho