“Tu escolhes o futuro de Lousada”. É o mote para mais uma edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Lousada. A apresentação de propostas pode ser feita até 9 de Novembro.

O objectivo do município é “promover a participação plural dos jovens lousadenses na escolha e definição de políticas públicas”.

“O OPJ pretende reunir opiniões e contributos importantes junto da juventude lousadense, de forma a inscrever as suas ideias e projectos no Orçamento Municipal e nas Grandes Opções do Plano. Esta medida apela à participação cívica dos jovens, promovendo um elevado sentido de cidadania e comunidade, onde seja aprofundado o diálogo e concertação de propostas juntamente com o executivo municipal, na definição de prioridades de investimento autárquico”, sustenta a Câmara Municipal.

Este processo participativo assenta na consulta directa dos cidadãos jovens com idades compreendidas entre 14 e os 30 anos.

Segundo o regulamento há até 30 mil euros para executar a proposta vencedora.

O OPJ envolve diferentes fases. A apresentação de propostas fecha a 9 de Novembro, seguindo-se a análise técnica das mesmas, de 12 a 23 de Novembro. A votação dos projectos por parte da população jovem, através do site do município – www.cm-lousada.pt – ou de forma presencial nas instalações da Câmara Municipal de Lousada vai decorrer entre 26 de Novembro e 31 de Dezembro. A apresentação pública do projecto vencedor acontece a 6 de Janeiro.

Publicidade