Oito freguesias de Lousada vão distribuir gratuitamente mais de 25.000 máscaras à população

São elas as Juntas de Aveleda, Nevogilde, Meinedo, Figueiras e Covas, Nespereira e Casais, Lustosa e Santo Estêvão e Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga. Máscaras são reutilizáveis

0

Oito freguesias de Lousada anunciaram que vão entregar gratuitamente mais de 25.000 máscaras reutilizáveis/laváveis à população. Trata-se das juntas de Aveleda; Nevogilde; Meinedo; Sousela; União de Freguesias de Figueiras e Covas; União de Freguesias de Nespereira e Casais; União de Freguesias de Lustosa e Santo Estêvão e União de Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga.

Em nota de imprensa, estas autarquias locais lembram que têm vindo a tomar várias iniciativas para ajudar no contexto da actual pandemia COVID-19, desde o apoio na realização de compras em vez dos idosos à colaboração com a Câmara Municipal na desinfecção de espaços públicos, sinalização e apoio a casos de insuficiência económica e iniciativas de apoio ao comércio tradicional, entre outros.

“Mais recentemente, no decorrer das orientações da Direcção-Geral da Saúde, que aconselham a utilização de máscaras sociais em espaços públicos fechados de maior concentração de pessoas, as Juntas de Aveleda, Nevogilde, Meinedo, Figueiras e Covas, Nespereira e Casais, Lustosa e Santo Estêvão e Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga, estabeleceram um acordo com vista à aquisição, a preços mais competitivos, de mais de 25.000 máscaras que serão distribuídas gratuitamente, nos próximos dias, a todas as famílias dos seus territórios”, referem.

A Freguesia de Sousela já realizou iniciativa idêntica há cerca de 15 dias. “E é precisamente da partilha de experiências entre colegas destas oito juntas/uniões de freguesia do PSD e, após estarem reunidas as condições de produção e entrega de máscaras, que foi decidida esta aquisição conjunta e a sua distribuição às populações”, justifica nota de imprensa.

“Não será certamente em quantidade suficiente para todos os membros dos agregados familiares. Mas atendendo ao facto destas máscaras serem reutilizáveis/laváveis, é um incentivo a uma protecção mais eficaz e permanente”, acreditam estes autarcas.

Será também distribuído um desdobrável com informações úteis, contactos importantes e regras a manter nesta fase.