Seis os filmes, que resultaram das Oficinas de Cinema de Animação de Lousada, foram selecionados para o Prémio Nacional da Animação.

“A Ilha Desconhecida”, da Escola Básica e Secundária de Lousada Norte, Lustosa, a “Viagem no Tempo – O Fim da Guerra”, da EB2,3 de Nevogilde, “Perfeito”, da EB2,3 de Caíde de Rei, o “Regaço da Bondade”, da Escola Básica de Lodares, “Desenho Sen’ti”, da Secundária de Lousada, e “O Sobe e Desce”, do Externato Senhora do Carmo, foram as películas seleccionadas. 

Os filmes resultaram do trabalho feito nas Oficinas de Cinema de Animação, feitos numa parceria entre o município de Lousada, a Casa Museu de Vilar e Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. 

As peliculas vão ser exibidos no dia 28 de Outubro, na Casa da Animação, em Coimbra. 

De salientar que, este prémio foi criado em 2013 com o objectivo de homenagear e reconhecer o mérito e a qualidade artística dos autores da animação portuguesa ou entidades, que usem o cinema de animação como ferramenta para a criação, ensino e promoção de pensamento e criatividade.

Esta iniciativa surge ainda incorporada nas comemorações do International Animation Day que, em Portugal, é promovida pela Casa da Animação e se designa como FESTA MUNDIAL DA ANIMAÇÃO e que, ao longo dos anos, tem vindo a circular do norte ao sul do país.

Este galardão é composto por três categorias: filmes de profissionais, de escolas e de oficias. No final, os seleccionados nestas três categorias concorrem ao Prémio do Público, que é atribuído a nível nacional.