Foto: Câmara de Valongo

A Câmara Municipal de Valongo aprovou hoje, em reunião do executivo, a adjudicação das obras de requalificação e modernização da Escola Secundária de Valongo, num valor que ronda os 4,5 milões dei euros e que tem um prazo de execução de 630 dias, cerca de dois anos, avança o município.

O projecto foi elaborado em articulação com a comunidade escolar e a Direção Regional de Educação do Norte e prevê a “requalificação de todos os edifícios e arranjos exteriores”, com vista à “melhoria das suas funcionalidades e acessibilidades, incluindo todas as infra-estruturas”.

Serão intervencionados “os blocos de salas de aula”, assim como a “cantina, refeitório, bufete, papelaria, instalações sanitárias e de apoio”. As obras contemplam ainda a “construção de um corpo edificado para oficina de panificação e também uma nova portaria”, com entradas adequados a pessoas com mobilidade condicionada.

“Finalmente temos condições para avançar já com as tão necessárias obras da Escola Secundária de Valongo e, depois, nas restantes escolas do concelho que necessitam de ser intervencionadas”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.

José Manuel Ribeiro revelou ainda que, e “no âmbito do processo de descentralização, o parque escolar do concelho foi incluído no mapeamento de investimentos prioritários e as obras vão ser financiadas a 100% pelo Governo”.

“Foi uma grande conquista, um acto de justiça, porque Valongo foi o único concelho da Área Metropolitana do Porto que não teve uma única escola intervencionada pela Parque Escolar e que avançou com a retirada do fibrocimento de todas as escolas, mesmo sem apoios”, concluiu.