Volto a ocupar este espaço com temas ligados ao ambiente. Trago uma boa notícia e uma má notícia. Comecemos por aquela que nos dá motivo de orgulho: o trabalho que a nossa Divisão do Ambiente tem levado a cabo, em todas as áreas de atuação, mas particularmente nos últimos tempos nas nossas linhas de água. A equipa está reforçada e em boa hora veio esse reforço. Permitiu trabalhar com maior intensidade e ter uma intervenção mais efectiva nas nossas linhas de água.

Atualmente, temos uma bolsa de voluntários através do IPDJ a trabalhar todos os dias junto ao Rio Cavalum, complementando assim o trabalho já iniciado antes por um grupo de amigos e apaixonados pelo Rio Cavalum que, em tempos de confinamento, passaram a dedicar-se à manutenção e preservação deste nosso Rio. Assim, todos em equipa, a remar num único sentido, temos conseguido fazer um trabalho que está à vista de todos.

Deixo aqui um agradecimento a todos os que têm estado directamente envolvidos em todos os trabalhos no Rio Cavalum. Que seja o motor de incentivo para alargarmos às demais linhas de água de Penafiel. Não posso ainda deixar de referir o trabalho muito interessante que o grupo BioCamba tem feito nas Termas de S. Vicente. A comunidade envolvida está de parabéns pelo empenho e pelo percurso feito nesta nossa Ribeira.

Termino com uma notícia que me preocupa muito e cujo tema já trouxe por diversas vezes aos nossos leitores: o abandono de animais na via pública.

Se 2020 foi um ano fantástico em termos de adopções, de 2021 já não podemos dizer o mesmo. Há uma grande percentagem de devoluções de animais adoptados e verificamos um aumento do abandono de animais na via pública. Sem adopções, não há espaço livre no Centro de Recolha Oficial (CRO) para acolher novos animais.

Para terem uma ideia mais clara, digo-vos que em 2020 recebemos, durante o ano todo, 750 pedidos de recolha de animais na via pública. Em 2021, à data de 31 de julho, recebemos já 1166 pedidos de recolha. A situação é preocupante.

A Câmara Municipal disponibiliza um pacote de medidas de incentivo à adopção de animais no CRO: identificação electrónica gratuita, vacinação e desparasitação gratuitas, e esterilização gratuita.

A Câmara Municipal disponibiliza, através do programa de apoio à esterilização de animais de companhia, apoio financeiro para as famílias de Penafiel poderem esterilizar os seus animais que já têm em casa, apoio esse que pode ir dos 25% aos 100%, mediante os rendimentos familiares.

A Câmara Municipal disponibiliza um apoio para alimentação dos animais de companhia, para que as famílias com mais dificuldades não abandonem os animais na rua.

A Câmara Municipal alargou a capacidade do canil e criou um gatil, reforçou o CRO com meios humanos e materiais para podermos prestar o melhor serviço possível. Contudo, sozinhos somos insuficientes no combate a este flagelo.

É importante esterilizar os animais. É importante que, quem tenha animais não esterilizados, os esterilize, aproveitando os apoios disponíveis, ou tenha os cuidados necessários com os seus animais na rua, para evitar uma reprodução animal completamente descontrolada.

Apelo a todos os leitores que nos ajudem a sensibilizar os amigos, familiares e conhecidos, detentores de animais, para colaborarem connosco, mas também para estarmos todos atentos e apontarmos o dedo a quem abandona animais na rua, procurando resolver uma situação sua, tornando-a de todos nós!