A XVIII edição do Sagaz, um projecto tido como inovador, que conta com a colaboração da empresa Alento, é apresentada esta quarta-feira, na Escola Secundária de Lousada, e tem como mote “Chamamos os mestres e os aprendizes para que o legado seja perpetuado”.

Segundo a autarquia, o projecto permite que vários jovens, que frequentam o 12.º ano, tenham a possibilidade de ter um mentor, cuja função passa por acompanhar o percurso académico até à entrada no mercado de trabalho.

No âmbito do projecto, o mestre assume o papel de conselheiro do seu aprendiz, orientando-o no seu percurso formativo, lúdico, cultural, académico, social e profissional, tendo em consideração as necessidades do mercado e a aproximação dos jovens às empresas.

O Sagaz actua na área do Mentoring e da Gestão de Carreira e tem como metas conseguir que os jovens, no fim do seu curso, estejam mais preparados para desempenhar as funções para as quais estudaram, contando com a ajuda dos mentores no processo de decisão sobre o curso que deve frequentar, em que universidade, qual a formação complementar em que deve apostar, entre outros.

Ainda no âmbito do programa, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra de Gestão de Carreira, seguida de palestras alguns minutos executadas pelos Mentores em salas diferentes, onde cada um dos jovens se apresentou individualmente com o intuito de cativar a atenção de um dos mentores com o objectivo final de garantir o seu acompanhamento.

Para além das 15 vagas que foram preenchidas os restantes jovens que se inscreveram recebem o “Kit-Emprega-Te”, um produto de Gestão de Carreira, sendo convidados a participar nos eventos Sagaz.