O Museu Municipal de Penafiel vai ser palco, entre 17 de Março e 7 de Julho, de um ciclo de cinema dedicado à área da saúde.

A iniciativa, designada “Cinco Salas. Cinco Filmes”, é promovida pela CESPU, através da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, Pólo Iinfacts, Unidade de Investigação & Desenvolvimento da CESPU Penafiel, que se associou a este projecto do museu penafidelense.

No final de cada sessão, um grupo de especialistas debaterá o tema do filme e o seu impacto na saúde das populações. Os temas a abordar são alzheimer, depressão, envelhecimento, toxicodependência e eutanásia/distanásia. 

As sessões decorrem todas pelas 21h30 e têm entrada gratuita. Esta sexta-feira, dia 17, será exibido o filme “Íris”, de Richard Eyre, sobre o alzheimer. Segue-se, a 7 de Abril, “Geração Prozac”, alusivo ao tema da depressão, e, a 5 de Maio, “Morangos Silvestres”, sobre o envelhecimento.

A 2 de Junho, “Atrás do Espelho” vai despertar para questões ligadas à toxicodependência e, por fim, a 7 de Julho, “Mar Adentro” põe em destaque o debate sobre a eutanásia.