Foto: Câmara de Penafiel

O Museu Municipal de Penafiel acolhe, dia 22 de Setembro, 3º Simpósio Doenças Inflamatórias do Intestino, iniciativa realizada pela comunidade online “Doença de Cronh/Colite Portugal” que reúne mais de 2200 doentes em Portugal com uma das doenças inflamatórias do intestino.

Segundo a organização, o evento irá contar médicos especialistas e doentes, numa partilha experiências e informação sobre os avanços na investigação e em que é que se traduz no dia  a dia destes doentes.

Pretende-se informar e sensibilizar para estas doenças que afectam mais de 20 mil portugueses e mais de seis milhões de pessoas no mundo, sendo as mais frequentes e conhecidas, Crohn e Colite Ulcerosa.

O simpósio terminará com a apresentação do livro “(Con)Viver com Doenças Inflamatórias do Intestino” da lousadense Vera Gomes, portadora de uma Doença Inflamatória do Intestino e que reúne os testemunhos de médicos, doentes e familiares.

Refira-se que as administradoras desta comunidade, Ângela Vilas Boas Silva e Vera Gomes são as signatárias de uma petição para a melhoria das condições dos doentes com Doença Inflamatória do Intestino, que reuniu mais de 11 mil assinaturas e que foi entregue na Assembleia da República em Abril passado aguardando agendamento para discussão em sessão plenária do Parlamento.