Os utentes da ACAPO, a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, vão poder visitar o Museu de Penafiel e ‘sentirem’ algumas réplicas de objetos expostos.

A iniciativa, que decorre durante do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, associando-se ao projeto “O que é velho não é para descartar”, é dinamizada pela turma de Desafios Matemáticos, da Universidade Sénior de Penafiel/ADISCREP, revela o município, em comunicado.

Assim, em colaboração com a Associação de Amigos do Museu Municipal e a Universidade Sénior de Penafiel, os associados da Delegação do Porto da ACAPO participam. numa visita orientada à sala da Arqueologia e à sala da Terra e da Água, onde terão a oportunidade de “ver com as mãos”, através do manuseamento, algumas réplicas de objetos em exposição que integram as coleções destas salas.

Mais tarde, vai decorrer uma atividade com o jogo “Ludusfidelis” – um jogo de tabuleiro, elaborado com materiais reciclados e com numeração em Braille, criado pela LuduScience, a partir de uma moeda de bronze e um dado de jogo de Época Romana, provenientes do Castro de Monte Mozinho.

Além disso e para assinalar a data, o ingresso no Museu Municipal de Penafiel vai ser gratuito durante todo o dia, das 10h00 às 18h00.