Foi inaugurado, no passado dia 11, o Centro Escolar de Boelhe. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, do presidente da Freguesia de Boelhe, Artur Inácio Teixeira, e do Director do Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste, Jorge Pimentel.

O Centro Escolar de Boelhe é composto por 4 salas de aula para o 1.º ciclo do ensino básico, com capacidade para 104 alunos, duas salas de actividades para a educação pré-escolar com capacidade para 50 crianças, uma biblioteca, uma sala para docentes, cozinha, refeitório e polivalente.

Para além de computadores com ligação à Internet, todas as salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico, bem como as salas de actividades da educação pré-escolar estão dotadas de quadros interactivos.

“A construção do novo Centro Escolar foi uma obra muito desejada por toda a freguesia. Este é um Centro Escolar moderno, com novas tecnologias, que vai proporcionar às nossas crianças melhores condições, para que possam usufruir e tirar o melhor proveito da vida escolar”, salientou presidente da Junta de Freguesia de Boelhe, Artur Inácio Teixeira.

Já o presidente da Câmara Municipal de Penafiel frisou que a educação continua a ser uma prioridade da gestão municipal. “Hoje, aqui em Boelhe, iniciamos um ciclo de inaugurações muito importantes para a nossa comunidade. Durante o mês de Outubro e Novembro, Penafiel inaugura quatro novos centros escolares, dotados de melhores condições no que diz respeito às dinâmicas da educação, quer no equipamento das salas de aula, quer no que diz respeito aos espaços de desporto e de lazer”, disse Antonino de Sousa, salientando que o têm feito “não descurando o rigor orçamental” da autarquia.

O autarca aproveitou a oportunidade para falar do investimento realizado na área Social e na captação de investimento. “Vamos levar uma proposta à Câmara Municipal para que seja lançado o concurso para a execução das infraestruturas da nova zona industrial de Recezinhos. Um investimento na ordem de 1,6 milhões de euros que vai permitir que o concelho esteja preparado com um espaço onde as empresas se possam instalar, com boa localização e com boas estruturas”, referiu.

Com a construção deste Centro Escolar foi encerrada a escola básica de Bairros n.º2 e o jardim-de-infância de Bairros.  Irá ser apresentada candidatura para integrar a biblioteca deste Centro Escolar na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).