A Câmara Municipal de Paredes apresentou ontem, quinta-feira, o “Atlas do Património Cultural e Imaterial”, um livro que mostra todas as tradições, saberes e práticas culturais que moldam a identidade do concelho.
A autora, investigadora e coordenadora do projeto, Anabela Ramos, reuniu nesta edição os “costumes alimentares, as artes tradicionais, as festas e romarias, as expressões orais e a memória coletiva das gentes de Paredes”, revela a autarquia.
A autora destaca, ainda, histórias que passam de geração em geração, “desde a broa, tremoços, cadeiras de palhinha, lendas e músicas populares.”
Para Beatriz Meireles, vereadora da Cultura,Turismo e Ação Social, “este Atlas celebra um património vivo, essencial para compreender o passado e projetar o futuro cultural do território”.
E considera ser uma “obra fundamental para educar, valorizar e preservar as raízes imateriais de Paredes, que será distribuído por todas as escolas do concelho”.
Este livro foi editado no âmbito da Plataforma Cultura, Cidadania e Inclusão com apoio do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.