Esta semana assinala-se o Dia Internacional da Mulher. Um dia que se instituiu, há muitos e muitos anos atrás, com o objectivo de reivindicar melhores condições de vida e de trabalho e o direito a voto.

Hoje em dia, as condições de trabalho são controladas, pelo menos minimamente, e as condições de vida, em geral, melhorou para todos. O direito ao voto foi conseguido.

Mas continuamos a celebrar o Dia da Mulher.

O desafio de uma mulher nos dias de hoje é outro bem diferente.

A mulher dos dias de hoje é bem diferente da mulher de tempos passados. Não é apenas dona de casa, mãe e esposa.

A mulher dos dias de hoje é mulher, mãe, esposa, profissional, voluntária em instituições, politicamente activa e ainda tem de arranjar tempo para fazer exercício fisico, manter-se arranjada e com um sorriso nos lábios. Ora, desafio difícil, sabemos disso.

Mas a mulher consegue tudo isso, embora por vezes a vontade de sorrir seja pouca ou nenhuma…mas entre um desabafo e uma resmunguice, a coisa lá vai andando e tudo se vai fazendo.

É por isso que ainda hoje, em pleno século XXI, faz sentido celebrar a MULHER, este ser fantástico que somos e aquilo que conseguimos fazer e dar a quem nos rodeia. De facto, como diz o Papa Francisco, e muito bem, “onde está a mulher, está a harmonia”. É verdade: onde está a mulher, está a alegria e foi precisamente, neste contexto que, no passado sábado, a Coligação Penafiel Quer organizou um jantar com centenas de mulheres de Penafiel, para que se pudesse assinalar esta data e o papel tão importante que todas nós desempenhamos na nossa sociedade. Não faltou a harmonia, a alegria, a beleza, a boa disposição e muitos muitos sorrisos! Obrigada a todas pela presença tão simpática!

Um forte viva às mulheres de Penafiel. Força para continuar a enfrentar os desafios. Nós somos capazes 😉

Um beijinho para todas!