Verdadeiro Olhar

Morreu antigo presidente da Banda Musical de Paços de Ferreira. Legado de amor à causa cultural “nunca será esquecido”

Filipe Gonçalves, que liderou a Banda Musical de Paços de Ferreira, morreu hoje, deixando um legado de trabalho dedicado à cultura no município.

Filipe Gonçalves tinha 85 anos e assumiu a liderança daquela estrutura a 25 de abril de 1994 e, desde então, “dedicou-se de corpo e alma a esta instituição, movido por uma força de vontade inabalável e por objetivos claros e firmes”, diz a Banda, em nota de pesar.

Foi também membro ativo da Federação das Bandas de Música do Distrito do Porto e o seu trabalho acabou reconhecido em setembro de 2014, altura em que foi distinguido om a Medalha de Mérito Cultural, pela Secretaria de Estado da Cultura.

Mais tarde, em abril de 2017, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira “reconheceu a sua dedicação exemplar com a Medalha Municipal de Altruísmo e Mérito, Grau Ouro”.

Ainda segundo a Banda, “a era do Sr. Filipe Gonçalves como presidente da Assembleia Geral da Banda Musical de Paços de Ferreira foi, sem dúvida, um período de profunda transformação e afirmação”, sendo que o seu legado foi de “música, de valores, de dedicação e de amor à causa cultural”.

Filipe Gonçalves é ainda visto como “um líder, a um visionário e um verdadeiro homem da cultura”.

O velório de Filipe Gonçalves está marcado para esta terça-feira, dia 15, a partir das 11h00, na Mortuária de Paços de Ferreira. O funeral terá início às 19h00, com missa de corpo presente, seguindo depois para o cemitério Municipal local.