O Ministro da Economia presidiu, esta manhã, às cerimónias do lançamento da primeira pedra das novas instalações da Novibelo, em Cete, Paredes. Manuel Caldeira Cabral elogiou a atitude da empresa e de todos os empresários que estão a investir no país.

O novo edifício desta empresa de mobiliário, criada em 2007, vai ocupar cerca de 4.000 metros quadrados. Trata-se de um investimento de cinco milhões de euros que vai permitir a criação de 30 postos de trabalho.

 

“Vamos admitir novos trabalhadores qualificados e adquirir novas máquinas”

O dia é “marcante” para a Novibelo, admitiu o director executivo. Manuel Ferreira lembrou que em 2007 o negócio arrancou “num contexto económico difícil”, mas que a empresa tem conseguido ultrapassar as dificuldades e está motivada para continuar. “Não se pode parar no mundo dos negócios”, defendeu.

Prova disso é o investimento com que estão a avançar na construção de um novo edifício que vai permitir que o espaço disponível, com 1.000 metros quadrados, cresça para os 5.000 metros quadrados. “Vamos admitir novos trabalhadores qualificados e adquirir novas máquinas”, adiantou o empresário, dizendo que, aos 35 funcionários actuais devem juntar-se mais 30. O espaço fica pronto em Maio.

“O apoio dos fundos comunitários permitiu à empresa acelerar ideias”, disse, agradecendo ainda o apoio da Câmara Municipal de Paredes na concessão de apoios e na celeridade de aprovação dos projectos.

“Estes cinco milhões de euros de investimento vão permitir crescimento em termos de competitividade, postos de trabalho e facturação”, acredita Manuel Ferreira.

 

“Não há nenhum sítio nesta região onde seja tão competitivo investir”

Ao lado, Celso Ferreira não deixou de lembrar que a autarquia tem apostado na captação de investimento e na criação de condições para combater o desemprego. “Paredes foi considerado, no ano passado, o melhor concelho para investir na região e nos últimos três anos foram criados mais de 3.000 postos de trabalho no concelho”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Paredes.

O autarca elencou ainda alguns dos apoios concedidos às empresas que optem por investir em Paredes, desde a isenção de IMI, Derrama e IMT, durante um período de tempo, até às taxas e licenças a custar apenas um euro. “Não há nenhum sítio nesta região onde seja tão competitivo investir. O Governo de Portugal pode contar com Paredes para sair da crise”, salientou.

Recorde-se que, em Dezembro, a Câmara Municipal de Paredes apresentou projectos de investimento que iriam criar mais 327 postos de trabalho no concelho.

Ministro da Economia na Novibelo

“São estes investimentos que criam emprego fazem o país andar para a frente”

“É isto que cabe às entidades públicas. Apoiar quem quer investir, descomplicando, baixando custos e permitindo o acesso a incentivos de fundos estruturais”, defendeu o Ministro da Economia.

Lembrando que tem acompanhado vários investimentos no país, tanto de grandes empresas como de pequenas e médias empresas, Manuel Caldeira Cabral elogiou a Novibelo por ter arrancado em anos de crise e por apostar em produtos de qualidade e em design.

O governante elogiou ainda todos os empresários que estão a investir no país. “São estes investimentos que criam emprego fazem o país andar para a frente”, disse Manuel Caldeira Cabral.

O Ministro da Economia seguiu depois para Paços de Ferreira onde visitou três empresas.