Milhares de pessoas assistiram, este fim-de-semana, ao Campeonato da Europa de Jetski e Motos Água, que decorreu na zona ribeirinha de Entre-os-Rios, na freguesia de Eja, em Penafiel.

O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, realçou a forte adesão do público e manifestou o desejo de que esta parceria com a Federação Portuguesa de Motonáutica se mantenha nos próximos quatro anos.

“Não é um evento isolado ou que se esgote apenas numa única realização. O município quer aproveita os recursos únicos que Entre-os-Rios dispõe, a confluência de dois rios, o Tâmega e o Douro, para potenciar os recursos naturais e tem, por isso, condições invejáveis para a prática deste tipo de desportos”, disse, salientando querer transformar o sul do concelho na capital dos desportos náuticos.

Objectivo é trazer mais visitantes e turistas ao sul do concelho

O chefe do executivo recordou que a realização deste evento no sul do município é, também, um veículo para potenciar a economia da Eja, e do concelho, fomentar os operadores locais, ligados à gastronomia e a hotelaria.

“Queremos aproveitar este potencial para trazer mais visitantes a Penafiel e mais turistas ao sul do concelho”, afirmou.

O autarca realçou, igualmente, o facto desta prova ter contado com a participação de cerca de 80 pilotos de 14 países. “Este campeonato trouxe-nos pilotos e muitas equipas de diferentes países, algumas delas que permanecerem em Penafiel mais do que uma semana, o que representa uma dinâmica de assinalar”, manifestou, frisando que este evento tem um impacto a médio longo prazo e contribuiu para reforçar a visibilidade que o território já tem e quer amplificar.

O presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica, António Tunes, fez um balanço positivo da competição. “Estamos a falar de uma prova de âmbito internacional que decorreu sem problemas e desejo regressar para o ano”, assegurou, mostrando-se agradado com a adesão do público e com os recursos naturais e o enquadramento do local onde decorreu a prova.

“É um cenário deverás único que contribuiu para abrilhantar a prova”, reforçou, mostrando-se disponível para com a autarquia continuar a desenvolver esforços para que Entre-os-Rios, no próximo ano, volte a acolher esta competição.

António Tunes deixou, ainda, uma palavra de condolências em memória de Beatriz Curtinhal, da ex-campeã europeia de AquaBike. Os participantes do Campeonato da Europa Aquabike, em Penafiel, prestaram um minuto de silêncio no briefing matinal do evento e recordaram as performances da atleta. Os pilotos presentes em Penafiel associaram-se à homenagem da Federação Portuguesa de Motonáutica lançando uma rosa branca nas águas do Rio Tâmega e dedicando as corridas deste domingo à Bea.