Foram milhares os motociclistas que, apesar do mau tempo, se deslocaram a Penafiel este fim-de-semana.

A 20.ª edição do “Dia Nacional do Motociclista” foi uma organização da Federação Motociclismo de Portugal que contou com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e do Moto-Clube Vale do Sousa.

Pelo sucesso obtido, o presidente da Federação prometeu que o evento irá voltar ao concelho.

 

Bênção das motas e dos capacetes decorreu no campo da feira

No domingo, os representantes dos Motoclubes e Grupos de Motociclistas, saíram em cortejo, com os respectivos estandartes e bandeiras de clubes e carregando vários andores – de S. Rafael, padroeiro dos motociclistas; de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da Igreja de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos (Santuário do Sameiro) e de S. Martinho, padroeiro de Penafiel -, da igreja do Sameiro em direcção ao campo da feira, onde decorreu a sessão solene e a tradicional bênção de motas e capacetes.

“Apesar das condições meteorológicas adversas, foram muitos milhares de motociclistas que, de todo o país, vieram a Penafiel comemorar o seu dia. Um evento que prestigiou, à escala nacional, o nome de Penafiel, e promoveu, junto dos visitantes, o património, gastronomia e hospitalidade penafidelense, sem esquecer a nossa capacidade de organização”, afirmou Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

Já o presidente da Federação Motociclismo de Portugal deixou uma palavra especial para os milhares de motociclistas que, mesmo com chuva, vieram demonstrar a paixão pelas motas. “O Dia Nacional do Motociclista é isto, celebrar a fraternidade, a amizade e o amor por este estilo de vida, sem esquecer todos aqueles que já partiram. Quero deste já assumir que Penafiel esteve á altura deste evento nacional e confirmar que irá, a seu tempo, receber novamente o Dia Nacional do Motociclista”, sustentou Manuel Marinheiro.

“Penafiel recebeu milhares de motociclistas, muitos deles com milhares de quilómetros percorridos. As condições atmosféricas não interferiram no espírito e na celebração deste dia”, garantiu Fernando Gomes, presidente do Moto Clube do Vale do Sousa.