Foto: CM Valongo

Chama-se “Metade do Céu” e é uma peça de teatro que vai subir ao palco do Auditório da Fundação A Lord, em Lordelo, Paredes, num convite dirigido à população pela Casa do Gaiato de Beire.

A peça é baseada numa história real em que uma mulher que mata o filho à nascença. “O drama de todas as mulheres será também a história de cada um de nós”, revela a sinopse do espectáculo, a Universidade Sénior, do Rotary Clube de Valongo.

A história é baseada num texto do chileno Roberto Merino Mercado, que depois do Golpe Militar no Chile, se exilou, a partir de 1975, na cidade do Porto. Dirigiu artisticamente o Teatro Experimental do Porto (TEP) até 1978, voltando em mais duas ocasiões a essa companhia profissional.

Posteriormente, trabalhou nos Serviços Culturais da Câmara Municipal do Funchal e com o Grupo de Teatro Experimental daquela ilha. Desde 1982, dirige o Curso Superior de Teatro da Escola Superior Artística do Porto. Colabora também como docente na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, e já foi, durante 30 anos, professor da Balleteatro Escola Profissional.

Como dramaturgo e encenador profissional, trabalhou no TEP, no Seiva Trupe, no Teatro Art´Imagem, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP) e na Faculdade de Direito da UP, entre outros palcos.