Lousada foi palco da 6.ª edição do Mercado Histórico, “uma recriação histórica do quotidiano das populações nos meados do século XVII que tem vindo a afirmar-se no ambiente cultural da região, distinguindo-se pela forte componente educativa e pela participação massiva e entusiástica da comunidade escolar”, destaca o município em nota de imprensa.

Segundo a autarquia, estiveram presentes 52 mercadores, entre taberneiros, produtores e artesãos, com destaque para as artes da olaria, da falcoaria e do vassoureiro, destacando-se ainda o acampamento civil dedicado aos fenómenos históricos pandémicos com os ofícios do médico da peste, do herbário e do hospital de enfermos. Para os mais pequenos houve carrosséis artesanais e jogos antigos.

No primeiro dia do evento, realizaram-se as visitas guiadas ao Mercado, com a participação de todos os agrupamentos de escolas de Lousada e do Colégio S. José de Bairros, num total de 730 pessoas, entre alunos, professores e auxiliares.

Houve ainda espaço para encenações teatrais, para a actuação de dois grupos de música antiga, espectáculos de fogo e outra animação de rua.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here