Lúcia Moniz e Pedro Lamares na declaração pública do “Manifestum” em Valongo

Projecto sobre "a arte de dizer" vai ser apresentado no sábado. Evento vai decorrer na Câmara Municipal de Valongo e, à noite, no Fórum Cultural de Ermesinde, contando com a presença dos actores Lúcia Moniz, Pedro Lamares e dos escritores João Gesta e João Habitualmente

0

No próximo sábado, decorre a declaração pública do “Manifestum – arte de dizer”, em dois locais do concelho.

Pelas 15h00, vai ser feita a apresentação do projecto na Câmara Municipal de Valongo, que vai contar com a presença dos escritores João Gesta e João Habitualmente e do actor e declamador Pedro Lamares.

À noite, a declaração pública prossegue no Fórum Cultural de Ermesinde, pelas 21h30, com o evento “Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo”, protagonizado pela cantora e actriz Lúcia Moniz e por Pedro Lamares.

O objectivo principal deste projecto é sublinhar Valongo como casa de uma “inédita aventura” no país: “O alcance incomensurável que a palavra dita cria”, refere um comunicado da autarquia. Pretende abordar a palavra para além da escrita, “dotando-a de diversas cúmplices manifestações, assumindo valências que ultrapassem a comum promoção do interesse pela leitura”.

“Esta iniciativa insere-se numa aposta muito forte deste executivo municipal no investimento na cultura, enquanto pilar de formação de cidadãos mais autónomos e envolvidos na vida cívico política de toda a comunidade”, refere o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado no comunicado.

Refere ainda que o Manifestum interliga-se com “a forte aposta no acesso ao livro para todas as idades, através do programa Ler não custa Nada, que, desde Janeiro de 2014, trouxe mais de 10 mil novos leitores à rede pública de bibliotecas municipais”.

O projecto é da Câmara Municipal de Valongo, em parceria com a associação cultural Exemplo Extremo.

Publicidade