Foto: DR

A Câmara de Lousada vai avançar com a construção de um novo centro de recolha para animais, com capacidade para quase 60 cães e gatos, na zona do Complexo Desportivo, confirmou o vereador do Bem-Estar Animal, António Augusto Silva, ao Verdadeiro Olhar. O actual está lotado.

Questionado sobre uma ampliação prevista nas instalações do Centro de Recolha Oficial de Animais – CROA existente, o autarca referiu que “inicialmente esteve previsto aumentar a capacidade do CROA actual, que tem uma lotação de 30 cães, mas devido aos elevados custos das fundações e à proximidade de zona residencial, a solução foi abandonada”.

Agora está “em fase adiantada de projecto uma solução noutro local cujo investimento ficará aquém dos 500 mil euros previstos inicialmente”, adianta, sem concretizar o investimento a realizar. “Os valores envolvidos não são apenas para o alojamento dos animais, mas também para as estruturas de apoio: gabinetes, enfermaria, armazéns, e outras salas específicas”, clarifica António Augusto Silva.

Segundo o vereador, a capacidade inicial deste equipamento será de “51 cães e oito gatos, mas ao contrário da primeira solução tem área de expansão”. Ainda assim, defende, a solução não pode passar por “aumentar a capacidade a todo o custo”, mas antes por “evitar os nascimentos através de programas de esterilização e de mitigação através da adopção”.

O actual centro de recolha está “por norma lotado”, sendo que a recolha e inclusão de novos animais deve-se à libertação de vagas por adopção.

Em 2022, foram recolhidos 220 animais das ruas, sendo a percepção de que o abandono aumentou. Foram ainda promovidas 229 adopções no ano passado, um grande aumento face às 129 de 2021.

A autarquia de Lousada promove campanhas permanentes de adopção, “onde é oferecida a esterilização, as vacinas e o chip”. Também foi lançado, em 2022, lembra o vereador, um Programa de Promoção da Esterilização de Animais de Companhia, destinado a famílias que se encontram numa situação de carência económica.

A Câmara implementou ainda, recentemente, um programa CED – Captura, Esterilização e Devolução, destinado a gatos em colónias, para que haja menos reprodução.