A iniciativa Future Planning, um projecto no âmbito da sustentabilidade territorial, recentemente co-financiada pelo Programa EEAGrants, desenvolve-se, em Portugal, com uma parceria entre a ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental e o Município de Lousada, e na Noruega, com a Escola Superior para o Desenvolvimento Verde, de Bryne.

Segundo nota de imprensa da Câmara de Lousada, “o projecto visa estabelecer uma sistemática partilha de experiências e práticas no que respeita à gestão do território, fornecendo um quadro teórico à luz do conhecimento actual, assim como um referencial empírico, de forma a apoiar os educadores e profissionais do ambiente e território no seu trabalho”. Esta iniciativa bilateral vai organizar dois cursos de formação, um em Portugal e um na Noruega, capacitando os participantes para o planeamento territorial ambientalmente responsável e socialmente justo, conferindo-lhes conhecimentos especializados e fornecendo recursos úteis para implementar melhores políticas de gestão do território. Serão ainda produzidos manuais com informações e testemunhos.

“No caso de Lousada, o território concelhio vai ser o ‘laboratório’ nacional, onde vai ser feito o diagnóstico, os estudos de caso e os ensaios de planeamento, sempre na óptica da beneficiação da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas”, refere a autarquia.