A Câmara de Lousada quer instalar contadores inteligentes de água em todo o concelho. A pretensão foi divulgada pelo presidente da autarquia durante a última Assembleia Municipal.

Pedro Machado dizia que a qualidade do serviço de água em Lousada tem vindo a melhorar, baseado num estudo baseado em dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) recentemente divulgado.

O presidente da Câmara Municipal lembrou ainda os “investimentos avultados”, feitos na recuperação de perdas e detecção de fugas.

Daqui a algum tempo, afirmou, a meta é avançar com contadores inteligentes que vão fazer leituras na hora e também permitir um maior controlo. “Vai ser um salto qualitativo. Vamos ter a oportunidade de, na hora, avisar o munícipe de que face ao consumo habitual há algo de errado. Muitas vezes só se apercebem das fugas depois de um a dois meses de facturas”, deu como exemplo.

Segundo o autarca, o município só não avançou porque estes contadores são mais caros e era ainda necessário pagar uma taxa de transmissão de dados. Mas, fruto de uma candidatura a fundos comunitários no âmbito da mobilidade, já foi possível dotar o concelho de antenas de transmissão de dados que também vão servir para este fim, sustentou.

“O único investimento passa a ser o dos contadores e, em quatro anos, conseguimos recuperá-lo e ter o concelho totalmente coberto”, afirmou o edil.