Estão a decorrer em Lousada as Oficinas de Cinema de Animação para formação de professores.

Segundo a autarquia, a formação tem a duração de 50 horas e pretende promover uma abordagem ao desenvolvimento do espírito crítico e criativo dos alunos, capacitação de docentes.

A actividade tem como finalidade dotar os professores de ferramentas ou competências que lhes permitam dinamizar iniciativas pedagógicas de cariz interdisciplinar, com e através do cinema, em consonância com as premissas do Plano Nacional de Cinema.

A formação tem também como objectivos incrementar a linguagem fílmica para o desenvolvimento do espírito crítico e criativo dos alunos e de trabalho colaborativo dos docentes.

Assim, a capacitação de professores no âmbito do cinema de animação, é transversal a área disciplinares como as Artes, a Informática e a Educação Visual e Tecnológica, para estes serem capazes de alargar o público-alvo do projecto através da integração de mais alunos e a multidisciplinaridade da actividade.

Esta é uma actividade que se insere no Plano Integrado e Inovação de Combate ao Insucesso Escolar, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, financiado pelo Norte 2020.